Sementes Fiscalizadas

Telefone (+55):
55 3322 6790 ou 8111 2902

sementes@sementesfiscalizadas.com.br - Skype | MSN | E-mail

DICAS PARA FORMAÇÃO DE PASTAGENS

DICAS PARA FORMAÇÃO DE PASTAGENS Dicas para formação de Pastagens

1- O primeiro passo, adquirir sempre sementes fiscalizadas, de empresas idôneas, que prezam pela qualidade de suas sementes. Os preços entre empresas do mesmo nível se eqüivalem.
Exigir sempre que a sacaria venha etiquetada e acompanhadas de boletins de análise e atestado de garantia como prevêem as normas de comercialização de sementes fiscalizadas.
2- Quando o plantio for posterior a compra, observar para a boa armazenagem das sementes, em local seco, ventilado e sobre estrados.
3- Escolher a espécie que melhor se adapte ao sistema de produção adotado dentro de sua propriedade, que seja adaptada a sua região no que diz respeito a clima e altitude.
4- Em se tratando da região Sul, atentar-se que contamos com duas estações bem distintas sejam elas plantio de verão e plantio de inverno e as sementes destinadas para cada uma delas devem ter sua época ideal para semeadura respeitada.
5- O preparo de solo deve ser o convencional, gradeando o solo, nivelando o bem para ficar bem destorroado facilitando germinação das sementes e proporcionando o melhor controle de plantas daninhas.
6- Algumas espécies, na maioria delas as de inverno, respondem bem ao plantio direto, já as de verão principalmente as tropicais, não é aconselhável este sistema.
7- As áreas a serem plantadas, deveram ser corrigidas e adubadas de acordo com as deficiências descritas no boletim de análise de solo.
8- Não misturar as sementes a serem plantadas com fertilizantes nitrogenados e potássicos, pois os mesmos são higroscópicos.
9- Fertilizantes fosfatados como Super Fosfato Simples e Triplo, Fosfatos Reativos e Naturais bem como calcário podem ser misturados as sementes, devendo a mistura ser feita no mesmo dia do plantio, da forma mais homogênea possível.
10- Após o plantio, recomenda-se usar um rolo compactador, para um bom estabelecimento das pastagens, aumentando a área de contato entre as sementes e o solo, minimizando problemas como falta de água, na falta do rolo recomenda-se uso de grade dentada tipo á "Tapadeira" para que as sementes fiquem na média enterradas 1 cm, quando a forma de semeadura for aérea recomenda-se um acréscimo de 30% na quantidade de sementes.