Sementes Fiscalizadas

Telefone (+55):
55 3322 6790 ou 8111 2902

sementes@sementesfiscalizadas.com.br - Skype | MSN | E-mail

PRODUÇÃO DE OVINOS EM PASTAGEM DE CAPIM ARUANA.

PRODUÇÃO DE OVINOS EM PASTAGEM DE CAPIM ARUANA. Produção de ovinos em pastagem de capim Aruana




A garantia do sucesso na produção intensiva de ovinos em pastagens exige grande eficiência reprodutiva e fertilidade.



Há 10 anos o Instituto de Zootecnia de Nova Odessa (SP) iniciou a utilização do capim Aruana em pastejo de ovinos e vem comprovando a qualidade dessa forrageira como excelente alternativa dessa produção.



O Aruana, cultivar introduzido no Instituto de Zootecnia em 1974 através de sementes africanas, foi lançado comercialmente em 1995 pelos técnicos de Agronomia de Plantas Forrageiras.



Desde então, sua utilização vem contribuindo para a viabilização econômica e social da ovinocultura nas pequenas e médias propriedades rurais do Estado de São Paulo.



Dentre as características mais significativas do capim Aruana pode-se destacar seu médio porte (adequado ao ovino), sua rapidez de brotamento após os ciclos de pastejo, sua boa ocupação das áreas de pasto, sua excelente aceitabilidade pelos animais, alta produtividade de forragem e sua eficiente propagação de sementes.



A eficiência de sua produção de sementes acaba garantindo também uma rápida recuperação da pastagem após acidentes como geadas, queimadas, pragas e outros tipos de degradações.



Outro destaque dessa cultivar é sua boa tolerância ao pastejo baixo, típico do ovino, e a adoção dessa técnica como estratégia de controle de parasitas (helmintos), pois favorece a exposição das larvas ao vento e ao sol.

Fonte: P.S.