ESTILOSANTE CAMPO GRANDE.

Estilosantes Campo Grande
O que é?
O Estilosantes Campo Grande é uma leguminosa forrageira desenvolvida pela Embrapa Gado de Corte e lançada comercialmente em 2000. É composta pela mistura física de sementes de progênies melhoradas de duas espécies, Stylosanthes capitata (80%) e S. macrocephala (20%). É uma forrageira rica em proteína, possibilitando melhor desempenho animal, alé de ser capaz de transfomar o nitrogênio encontrado na atmosfera e fixá-lo biologicamente, reduzindo o custo com adubações nitrogenadas e os impactos ambientais.
Quais as vantagens de se plantar o Estilosantes Campo Grande?
Grande adaptação a solos arenosos e de baixa fertilidade dos Cerrados brasileiros, desde que sejam atendidas as exigências mínimas de macro e micronutrientes da cultivar.
Planta com boa capacidade de fixação biológica de nitrogênio. A cultura soteira fixa até 180 kg/ha/ano de nitrogênio (equivalente a 400 kg de uréia). Em consorciação com gramíneas, fixa de 60 a 100 kg/ha/ano de nitrogênio (equivalente a 130 a 220 kg de uréia).
Possui um bom valor nutritivo (Tabela 1).
Tabela 1. Valor nutritivo do Estilosantes Campo Grande.
Descrição
Valores (%)
Proteína bruta
12 - 18
Digestibilidade
55 - 60
Fósforo
0,12 - 0,18
Cálcio
0,9 - 1,0
Apresenta boa palatabilidade para bovinos, sendo bem aceito também por eqüinos, caprinos e ovinos.
Tem boa capacidade de consorciação com braquiárias, Tanzânia, Mombaça, Andropogon e outras gramíneas.
Proporciona bom desempenho animal devido ao aumento da quantidade e qualidade da forrageira produzida.
O teor de proteína bruta da gramínea consorciada a partir do segundo ano é superior ao da gramínea não consorciada.
Características agronômicas
Boa produção de forragem e de sementes: em estande puro, pode produzir até 14 t/ha/ano de matéria seca e 200 a 300 kg/ha de sementes. Seu sistema radicular atinge até 2 metros de profundidade, sendo, por isso, tolerante a períodos de estiagem. Desde 2001, já foram implantados mais de 150 mil hectares de pastagens consorciadas no Brasil, elevando a rentabilidade dos produtores usuários da tecnologia.
Tem boa persistência sob pastejo em consorciações com gramíneas, devido a sua grande capacidade de produzir sementes e de perpetuar-se por ressemeadura natural.
Baixo custo de implantação e manutenção: São necessários somente 2 a 3 kg/ha de sementes escarificadas para formação de pastagens novas e de 3 a 5 kg/ha para implantaçã sobre pasto degradado, podendo ser introduzida em plantio direto sobre a pastagem já formada.
Ambientalmente correto:
Dispensa o uso de fertilizantes nitrogenados em consorciações com gramíneas, devido à fixação biológica do nitrogênio.
Melhora a qualidade da matéria orgânica incorporada ao solo, contribuindo para a diversificação e sustentabilidade dos sistemas de produção.
Outras possibilidades de uso
Alimentação de outras categorias animais: Na China, Índia e em outros países da Ásia, plantas de algumas cultivares de Estilosantes têm sido utilizadas verdes ou trituradas em forma de pó ("leaf meal") como componente protéico para a alimentaçã de aves suínos e peixes, com bons resultados.
Cobertura verde em áreas de culturas perenes como fruteiras e outras culturas, desde que não haja sombreamento da leguminosa.
Fonte: EMBRAPA.