Sementes Fiscalizadas

WhatsApp (+55):
55 98111 2902

sementes@sementesfiscalizadas.com.br - Skype

PESQUISA MOSTRA QUE ECONOMISTAS ACREDITAM EM RECESSÃO NOS EUA.

Publicada em 06/10/2008 às 19:15:22

Pesquisa mostra que economistas acreditam em recessão nos EUA





A economia dos Estados Unidos pode cair em uma breve recessão, segundo dois terços dos economistas procurados pela americana Nabe (Associação Nacional de Economia Empresarial, na sigla em inglês).

A associação divulgou nesta segunda-feira os resultados de uma pesquisa elaborada entre 48 economistas e que aponta uma deterioração das expectativas entre eles.

"Se as condições financeiras não melhorarem rapidamente, as perspectivas a curto prazo podem piorar de forma notória", disse em comunicado o presidente eleito da Nabe, Chris Varvares.

Entenda a evolução da crise que atinge a economia dos EUA

Segundo esse grupo de economistas, se os mercados de crédito não recuperarem seu funcionamento normal, haverá uma recessão entre este mês e março.

A média dos prognósticos dos 48 economistas da Nabe aponta um crescimento de 1% do PIB (Produto Interno Bruto) nos Estados Unidos no terceiro trimestre deste ano. O dado oficial será publicado no fim deste mês.

Apesar de dois terços dos economistas acreditarem que o país já sofre ou cairá em breve em recessão, feita uma média entre as previsões dos indagados, o relatório da Nabe prevê um crescimento ainda positivo, embora mínimo, no quarto trimestre deste ano, quando chegaria então a 0,1%.

Como comparação, em maio esse grupo de economistas tinha previsto que a atividade econômica se expandiria 2,2% de julho a setembro e 2% nos três últimos meses do ano. Segundo as previsões da associação, a economia se recuperará em 2009, com crescimento de 1% no primeiro trimestre e de 2,7% no segundo.

"O painel da Nabe prevê que um menor preço do petróleo, o fim da queda do preço do imóvel e um melhor funcionamento dos mercados financeiros devem permitir à economia retomar na segunda metade de 2009 um crescimento próximo a sua média histórica", afirmou Varvares.

Os economistas da associação esperam que o desemprego suba 0,01%, para 6,2%, no quarto trimestre, e alcance no máximo 6,4% em 2009.

Em outro relatório divulgado hoje, a associação empresarial The Conference Board calculou que o desemprego pode superar 7% na segunda metade de 2009.


Fonte: EFE