Sementes Fiscalizadas

WhatsApp (+55):
55 98111 2902

sementes@sementesfiscalizadas.com.br - Skype

CRISE ATINGIRÁ A CHINA, AFIRMA ECONOMISTA DO BANCO MUNDIAL.

Publicada em 13/10/2008 às 11:15:01

CRISE ATINGIRÁ A CHINA, AFIRMA ECONOMISTA DO BANCO MUNDIAL.Crise atingirá a China, afirma economista do Banco Mundial




A China "será afetada" pela crise financeira global, mas "sairá em melhor forma que muitos outros países em vias de desenvolvimento", previu um economista chinês citado nesta segunda-feira na imprensa oficial.

"A China tem grande quantidade de reservas em divisas e controle de capitais (?) Num sentido, pode erguer uma "muralha de fogo" contra o contágio", disse Justin Lin, economista-chefe do Banco Mundial.

O país tem também "uma posição fiscal muito forte porque nos últimos quatros anos o governo conseguiu um substancial excedente fiscal", acrescentou.

Ex-professor da Universidade de Pequim, formado em Chicago, Justin Lin foi o primeiro técnico de um país em vias de desenvolvimento nomeado economista-chefe do Banco Mundial, em junho passado.

Em declarações à agência noticiosa oficial chinesa, em Washington, Justin Lin disse que a atual crise financeira também "afetará certamente a China", e principalmente as suas exportações, que desempenham "um papel importante" no crescimento econômico do país.

A economia chinesa cresceu 10% no primeiro semestre de 2008 - menos 1,7 pontos percentuais que no mesmo período de 2007 - e no conjunto do ano, prevê o Fundo Monetário Internacional, o crescimento deverá ficar aquém de 10%.


Fonte: UOL