Sementes Fiscalizadas

WhatsApp (+55):
55 98111 2902

sementes@sementesfiscalizadas.com.br - Skype

ADUBOS ORGÂNICOS SÃO UMA OPÇÃO ECONÔMICA E SEGURA PARA CRISE DE ABASTECIMENTO DE INSUMOS.

Publicada em 13/10/2008 às 11:22:30

ADUBOS ORGÂNICOS SÃO UMA OPÇÃO ECONÔMICA E SEGURA PARA CRISE  DE ABASTECIMENTO DE INSUMOS.Adubos orgânicos são uma opção econômica e segura para crise de abastecimento de insumos





Os altos preços dos fertilizantes e os sérios problemas de esgotamento do solo em regiões de cultivo intensivo estão levando os produtores rurais a buscar alternativas para sua produção. Uma opção econômica e segura é a utilização de adubos orgânicos que, em termos nutricionais, fornece, de forma lenta, macro e micronutrientes para a planta cultivada, gerando um estoque desses nutrientes que são utilizados conforme suas necessidades. Das 20 milhões de toneladas por ano de fertilizantes produzidos no Brasil, cerca de 7,5% são orgânicos.



Outra vantagem dos adubos orgânicos, segundo análise da ABISOLO – Associação das Indústrias de Fertilizantes Orgânicos, Organominerais, Biofertilizantes, Adubos Foliares, Substratos e Condicionadores de Solos -, é que as culturas desenvolvidas nesse tipo de insumo estão menos propensas aos efeitos da seca em períodos de veranico. Além disso, um solo adubado com matéria orgânica apresenta melhor estrutura, aeração e drenagem e, por conseqüência, torna-se mais resistente à erosão provocada pelas chuvas típicas de clima tropical, como é o caso do Brasil.



Esse tipo de adubação ainda apresenta outros pontos positivos para aos solos brasileiros, que apresentam, em sua maioria, baixa CTC (Capacidade de Troca de Cátions), devido a sua origem e condição de intemperismo a que estão expostos. Além disso, a adubação orgânica aumenta a eficiência da adubação mineral, contribuindo para a manutenção da produtividade de campos agricultáveis.



Algumas empresas produtoras de fertilizantes orgânicos utilizam, como matérias-primas, resíduos de origem animal, vegetal, industrial ou urbano, por meio do processo de compostagem. Outras companhias usam minérios de origem vegetal, através de extração química e ou biológicas.



De acordo com a ABISOLO, essa é uma alternativa que traz benefícios reais para a efetiva preservação do meio-ambiente, uma vez que oferece a possibilidade de reaproveitamento de nutrientes na natureza e minimiza o acumulo de resíduos nos aterros sanitários, que já estão com sua capacidade de armazenamento extremamente limitada.


Fonte: M.C. PIRACICABA