Sementes Fiscalizadas

WhatsApp (+55):
55 98111 2902

sementes@sementesfiscalizadas.com.br - Skype

REUNIÃO DO MERCOSUL VAI SERVIR PARA FORMULAR RESPOSTA COORDENADA Á CRISE, AFIRMA AMORIM.

Publicada em 23/10/2008 às 10:53:46

REUNIÃO DO MERCOSUL VAI SERVIR PARA FORMULAR RESPOSTA COORDENADA Á CRISE, AFIRMA AMORIM.Reunião do Mercosul vai servir para formular resposta coordenada à crise, afirma Amorim

O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, afirmou hoje (22) que a intenção da reunião extraordinária com integrantes do Mercosul convocada para o próximo dia 27 para discutir a crise financeira é “acertar um mecanismo para respostas, se não coordenadas [entre os países], pelo menos com transparência para que não haja surpresas”.

O encontro com ministros da Fazenda e presidentes dos Bancos Centrais dos países do Mercosul foi convocada pelo governo brasileiro, que exerce a presidência temporária do Mercosul.

Segundo Amorim, a idéia é que cada ministro exponha a situação de seu país e discuta os instrumentos necessários para enfrentar a crise de forma integrada. “Essa comunicação recíproca e esta preparação conjunta para responder à crise é muito importante. Até porque a integração é um dos aspectos que está mitigando os efeitos da crise para nós”.

Ele citou como exemplo a crise financeira de 1929, conhecida como a grande depressão. “Todo mundo sabe que a crise de 1929 foi provocada pelo protecionismo. Cada um foi se defendendo, transferindo o problema para o outro. No final, todos sofreram. Nós podemos nos defende de uma maneira criativa e olhando para a frente”.


Fonte: AG. BRASIL.