Sementes Fiscalizadas

WhatsApp (+55):
55 98111 2902

sementes@sementesfiscalizadas.com.br - Skype

NOVO HISTÓRICO SOBRE A PRODUÇÃO DE GRÃOS NO PR.

Publicada em 11/11/2008 às 16:15:02

NOVO HISTÓRICO SOBRE A PRODUÇÃO DE GRÃOS NO PR.Novo histórico sobre a produção de grãos do PR.





A Expedição Safra 2008/09, desenvolvida pela Rede Paranaense de Comunicação (RPC), encerra a primera fase do trabalho de campo. Foram milhares de quilômetros percorridos e dezenas de produtores e municípios visitados, no Paraná e em outros três estados norte-americanos do chamado Corn Belt, o cinturão do milho nos Estados Unidos.

A maratona ocorreu entre os meses de setembro e outubro, mobilizou pelo menos 20 profissionais da área de jornalismo da RPC, além de seis técnicos das entidades parceiras. Da Federação da Agricultura (Faep), Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar) e Organização das Coperativas Brasileiras (OCB) participaram da sondagem agronômos, economistas e administradores.

O resultado dessa peregrinação, que acompanhou a colheita nos EUA e o plantio de verão no Paraná está na edição de hoje do Caminhos do Campo, que mostra o tamanho da safra paranaense de grãos, em fase final de cultivo. Ao longo das últimas quatro semanas, as tendências do atual ciclo produtivo também foram traduzidas numa série de reportagens publicadas pelos veículos grupo, nos meios impresso (Gazeta do Povo e Jornal de Londrina), televisivo (emissoras da RPC afiliadas da Rede Globo) e on-line (www.rpc.com.br).

Histórico

A projeção apresentada hoje pela Expedição Safra, que estima área e produção de soja e milho, culturas que representam mais de 80% do volume da safra de grãos do Paraná, tem como base um histórico construído pela RPC. Em seu terceiro ano de sondagem, a Expedição desenvolveu o seu próprio indicador de safra para o estado. "Com metodologia exclusiva e equipe qualificada, conseguimos oferecer um novo número, um novo dado sobre o campo, mais uma informação que pode auxiliar na tomada de decisões da cadeia produtiva", destaca Giovani Ferreira, coordenador do Núcleo RPC de Agronegócio.



Trabalho de campo continua

A partir de agora, a equipe de agronegócio da RPC passa a acompanhar a safra do Paraná de maneira mais pontual. Com o apoio da estrutura de profissionais que cobrem todo o território paranaense, será possível monitorar o desempenho do ciclo de verão em todas as regiões do estado.

A atenção será principalmente com o comportamento do clima, decisivo no período de desenvolvimento vegetativo das lavouras, e no período da colheita. Também ganham destaque as reportagens sobre mercado, cotações e escoamento da produção. Nesses momentos, a capilaridade das entidades de assessoramento técnico (Faep, Ocepar e OCB) torna-se ainda mais relevante.

Fase 2

Em fevereiro, na época da colheita da safra, a equipe de técnicos e jornalistas volta a campo. O objetivo é conferir se as tendências antecipadas no início do ciclo realmente se confirmaram. Com uma nova sondagem, a Expedição revisa a projeção de safra e pode ajustar os números de área, produção e produtividade para o estado.

Nessa etapa, o grupo segue também para o Sudeste e Centro-Oeste brasileiro, nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Goiás, em busca de um contraponto ao que ocorre no Paraná, o maior produtor de grãos do país.


Fonte: GAZETA DO POVO