Sementes Fiscalizadas

WhatsApp (+55):
55 98111 2902

sementes@sementesfiscalizadas.com.br - Skype

CRISE ECONÔMICA PODE FORTALECER PAÍSES DO BRIC, AFIRMA LULA.

Publicada em 27/11/2008 às 11:39:53

Crise econômica pode fortalecer países do Bric, afirma Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu hoje (26) que os países em desenvolvimento, especialmente os que formam o Bric (Brasil, Rússia, Índia e China) aproveitem “oportunidades” que surgirem com a crise financeira internacional para se fortalecer.

“A Rússia e o Brasil, junto cm outros países, mas sobretudo, China e Índia, têm condições de tirar dessa crise, não lágrimas, mas oportunidades de fazer com que nossas parcerias sejam mais fortes”, disse Lula, em discurso após a assinatura de acordos de cooperação com o presidente russo, Dmitry Medvedev. A solenidade foi na sede do Itamaraty no Rio.

“Essa crise, que nasceu no seio dos países ricos, é uma oportunidade para os países em desenvolvimento, responsáveis por 75% do crescimento da economia mundial, não deixarem que se prejudique seu crescimento econômico, a geração de emprego e a distribuição de renda.”

O presidente destacou a necessidade de soluções “transparentes e eficazes” para a crise financeira mundial, conforme foi discutido pelo G20 (grupo dos principais países emergentes), no último dia 15, em encontro nos Estados Unidos. Ele destacou também que o momento é de evitar “tentações protecionistas” e de "trabalhar para a retomada da Rodada Doha”.

O chefe de estado russo, Dmitry Medvedev, reforçou que a crise não foi causada por países emergentes, mas ponderou que saídas para o problema não serão parte de um processo fácil. E lembrou que os países integrantes do Bric se encontrarão no próximo ano para discutir parcerias na área econômica e comercial.

Durante o encontro com Medvedev, Lula também agradeceu o apoio da Rússia ao Brasil, que postula uma vaga no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU). “Nossos países concordam com a reformulação urgente das Nações Unidas. Ampliar o Conselho de Segurança é indispensável para garantir sua representatividade e eficácia”, afirmou.


Fonte: AG. BRASIL.