Sementes Fiscalizadas

WhatsApp (+55):
55 98111 2902

sementes@sementesfiscalizadas.com.br - Skype

MT REGISTRA O PRIMEIRO FOCO DE FERRUGEM ASIÁTICA NA SAFRA 2008/2009.

Publicada em 09/12/2008 às 09:31:47

MT REGISTRA O PRIMEIRO FOCO DE FERRUGEM ASIÁTICA NA SAFRA 2008/2009.MT registra o primeiro foco de ferrugem asiática na safra 2008/2009





Mato Grosso registrou o primeiro foco de ferrugem asiática da safra 2008/2009. A doença foi constatada em uma Unidade de Alerta, no último dia 4 de dezembro, no município de Canarana, região Leste do estado. Essa é a terceira ocorrência da ferrugem asiática no país. O primeiro foco foi confirmado no dia 18 de novembro em Senador Canedo (GO) e o segundo foi registrado em Araruna (PR), no dia primeiro de dezembro. Em todos os casos, as lavouras estavam em formação de grãos.

O aparecimento dos focos de ferrugem nesta safra teve início na mesma época do que em safras passadas. “Dezembro e janeiro são os meses com o maior número de relatos de ferrugem, devido ao fato da soja entrar no estádio de florescimento, fase mais favorável para infecções, e também porque é maior a freqüência de chuvas, o que facilita o desenvolvimento da doença”, explica Cláudia Godoy, coordenadora técnica do Consórcio Antiferrugem e fitopatologista da Embrapa Soja.

A partir do florescimento das plantas, os produtores devem redobrar a atenção no monitoramento das lavouras e ficar atentos para a ocorrência de casos de ferrugem nas regiões próximas aos locais de aparecimento dos focos. “É importante realizar, no mínimo, duas vistorias por semana. Em caso de dúvida, as folhas coletadas devem ser enviadas a laboratórios para análise da presença ou não do fungo nas lavouras”, explica a pesquisadora.

O mapa com a evolução da doença durante a safra e as indicações de laboratórios para auxiliar a diagnose encontram-se disponíveis no site do Consórcio Antiferrugem (www.consorcioantiferrugem.net) e da Aprosoja/MT (www.aprosoja.com.br). A entidade disponibilizou mini-laboratórios em 17 municípios onde possui Núcleos de representatividade.


Fonte: NOT. AGRIC.