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VENDA DOS AGRONEGÓCIOS AOS ÁRABES CRESCEM 30%.

Publicada em 26/01/2009 às 11:07:36

VENDA DOS AGRONEGÓCIOS AOS ÁRABES CRESCEM 30%.Vendas do agronegócio aos árabes crescem 30%
Os embarques renderam US$ 6 bilhões no ano passado. O aumento foi maior do que o avanço das exportações agropecuárias brasileiras como um todo, que ficou em 23% em 2008.


Milho teve influência importante nas exportações
São Paulo – As exportações do agronegócio brasileiro aos países árabes renderam mais de US$ 6 bilhões no ano passado, um crescimento de 30% em comparação com 2007. A ampliação das vendas foi maior do que o aumento dos embarques do ramo como um todo, que ficou em 23%. Os dados são do Ministério da Agricultura.

“Um mercado que já era importante ficou relativamente mais importante ainda”, comentou o diretor do Departamento de Promoção Internacional do Agronegócio no ministério, Eduardo Sampaio Marques.

Os maiores destinos dos produtos brasileiros na região em 2008 foram Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Argélia e Marrocos. As principais mercadorias comercializadas foram as carnes de frango e bovina, açúcar, cereais - especialmente milho e trigo, óleo de soja e café.

A Arábia Saudita, que já é tradicionalmente o maior mercado, ampliou suas importações em 45%, ou seja, acima da média. As carnes tiveram um crescimento de 40%, influenciado principalmente pelo aumento de preço. Mas as receitas registradas com as vendas de outros produtos, como farelo de soja e milho, avançaram ainda mais.

As exportações de milho ao país, por exemplo, cresceram 333%. “O milho [brasileiro] é um produto relativamente novo no mercado internacional. Agora que o Brasil está se tornando exportador”, afirmou Marques. “E a região do Oriente Médio se torna cada vez mais importante como destino do milho”, acrescentou.

No caso do Egito, houve aumento importante nas vendas de açúcar (83,7%), de carne de frango (590%) e óleo de soja (174%). O desempenho do açúcar foi influenciado pelo aumento do preço e da quantidade embarcada, mas na realidade ocorreu uma recuperação das exportações, já que em 2007 elas haviam diminuído em relação a 2006.

Já o frango brasileiro é uma mercadoria recente no mercado egípcio, já que até meados de 2006 existiam restrições às importações para proteger a produção local. A abertura veio após a ocorrência de casos de gripe aviária em granjas do país.

Os embarques para a Argélia tiveram bastante influência do óleo de soja, cujas exportações cresceram 300%, da carne bovina, com aumento de 56%, cereais (200%) e café verde (183%). Outra mercadoria importante na pauta bilateral é o leite em pó, mas as vendas caíram em 2008.

No caso dos Emirados Árabes, apesar do país continuar na terceira posição entre os destinos na região, as vendas para lá diminuíram 5,72%. Para o Marrocos, que é importante fornecedor de fertilizantes ao Brasil, os embarques cresceram 40%.

Em seguida na lista de compradores aparecem Kuwait, Síria, Líbano, Iêmen e Jordânia. O valor exportado para o primeiro colocado, a Arábia Saudita, foi de US$ 1,43 bilhão e, para o 10°, de US$ 192 milhões. Mercados que cresceram acima da média, além do saudita, foram Kuwait, Síria, Tunísia, Jordânia, Omã, Catar, Líbia e Djibuti.


Fonte: ANBA