Sementes Fiscalizadas

WhatsApp (+55):
55 98111 2902

sementes@sementesfiscalizadas.com.br - Skype

AGRONEGÓCIO SUSTENTA VOLUME DE EXPORTAÇÕES, MAS PREÇO CAI.

Publicada em 03/02/2009 às 10:04:02

AGRONEGÓCIO SUSTENTA VOLUME DE EXPORTAÇÕES, MAS PREÇO CAI.Agronegócio sustenta volume de exportações, mas preço cai


Venda externa supera expectativa; quantidade embarcada de açúcar em bruto cresce 94%, mas a de carne bovina recua 38% em relação a janeiro de 2008



"Foi melhor do que o esperado." Essa foi a manifestação de Pedro de Camargo Neto, presidente da Abipecs (Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína), ao analisar as exportações de carne suína em janeiro.

A análise poderia se repetir para a maioria dos setores do agronegócio. Apesar da crise, as vendas externas cresceram em volume -a prevista queda na demanda mundial por alimentos pode não se confirmar.

Apesar do volume maior, os exportadores de carnes e de grãos recebem menos dólares. A falta de crédito e a saída dos fundos de investimentos do setor trouxeram os preços de patamares especulativos para níveis próximos dos históricos.

Mesmo com a queda de preços, as receitas deste ano ainda superam as de 2008 em várias commodities, devido ao aumento do volume: soja, suco de laranja, açúcar e milho, entre outras. Além disso, o volume de reais das exportações deste ano é bem maior do que o do ano passado, devido à desvalorização da moeda brasileira em relação à norte-americana.

O alívio de Camargo Neto faz sentido. Após chegar a 50 mil toneladas por mês em 2007, as vendas externas de carne suína recuaram para apenas 26 mil em dezembro.

Para janeiro, as previsões também não eram boas, mas a indústria conseguiu colocar 34 mil toneladas no mercado externo, 33% a mais do que no mesmo mês de 2008. Os preços recuaram 13% por tonelada.

A avicultura também conseguiu ligeira recuperação. O setor exportou 245 mil toneladas em janeiro, volume superior tanto ao de dezembro como ao de janeiro de 2008. Os preços médios mundiais, no entanto, recuaram 12% no início do ano em relação a janeiro de 2008.

As maiores perdas ficaram para a carne bovina, que teve volumes e preços menores em janeiro. As exportações do mês passado recuaram para 57 mil toneladas, 8,1% a menos do que em dezembro e 38% abaixo das de janeiro de 2008, quando foi iniciado o embargo europeu à carne fresca brasileira.

O ano começa também com números melhores do que os previstos para a soja. O volume deste ano esteve no mesmo patamar do de janeiro de 2008, mas os preços, que estavam em queda livre, tiveram recuperação e os negócios foram feitos com recuo de apenas 1,7%.

Melhor ainda para o setor sucroalcooleiro. O déficit mundial de açúcar fez os preços subirem 18% no início deste ano em relação a igual período de 2008. Além disso, as exportações cresceram 61% no período. O resultado foram receitas de US$ 421 milhões com açúcar em bruto e US$ 148 milhões com o refinado no mês passado.

A crise, embora tenha trazido dificuldades para diversos setores do agronegócio, foi benéfica para as exportações de milho.

O reajuste do dólar e os preços internos baixos tornaram o produto brasileiro mais competitivo no mercado externo. No mês passado, foi exportado 1,33 milhão de toneladas de milho, 239% a mais do que em janeiro de 2008. O preço médio por tonelada está 28% menor do que o registrado no início do ano passado.


Fonte: NOT. AGRIC.