Sementes Fiscalizadas

WhatsApp (+55):
55 98111 2902

sementes@sementesfiscalizadas.com.br - Skype

GLIFOSATO: REDUÇÃO DA TARIFA ANTIDUMPING NÃO ATENDE ANSEIO DOS PRODUTORES, AVALIA HEINZE.

Publicada em 06/02/2009 às 10:20:27

GLIFOSATO: REDUÇÃO DA TARIFA ANTIDUMPING NÃO ATENDE ANSEIO DOS PRODUTORES, AVALIA HEINZE.Glifosato: redução da tarifa antidumping não atende anseio dos produtores, avalia Heinze





Diante da decisão do conselho de ministros, que compõem a Câmara de Comércio de Exterior (Camex), de reduzir em apenas 0,8% a alíquota antidumping aplicada sobre a importação do glifosato da China, o deputado federal Luis Carlos Heinze (PP-RS), defensor da extinção da sobretaxa, manifesta insatisfação com a medida. “No momento em que buscamos a redução dos custos de produção é incompreensível a permanência da tarifação. A redução aprovada não atende o anseio dos produtores”, argumenta.

Embora, com a redução da alíquota de 2,9% para 2,1%, o produtor venha a pagar menos pelo produto chinês importado, Heinze acredita que a taxa de importação continuará a causar forte impacto no preço final da lavoura. Por isso, o parlamentar gaúcho adianta que a partir de agora vai trabalhar para zerar a Tarifa Externa Comum (TEC), que recai sobre o glifosato. Atualmente o percentual da TEC varia de 12% sobre o produto técnico e 14% sobre o formulado.

Heinze ressalta que nem o antidumping, nem a TEC contribuem para o desenvolvimento, a concorrência e o equilíbrio do mercado brasileiro de glifosato. “Nenhum dos países do Mercosul que concorrem com os produtos agrícolas brasileiros possuem essa reserva de mercado e mesmo assim comercializam os defensivos 40% mais baratos do que no Brasil”, enfatiza.


Fonte: NOT. AGRIC.