Sementes Fiscalizadas

WhatsApp (+55):
55 98111 2902

sementes@sementesfiscalizadas.com.br - Skype

TRIGO: SETOR PRODUTIVO APRESENTARÁ PROPOSTAS A STEPHANES.

Publicada em 17/02/2009 às 15:06:28

TRIGO: SETOR PRODUTIVO APRESENTARÁ PROPOSTAS A STEPHANES.Trigo: setor produtivo apresentará propostas a stephanes




O encontro com o ministro acontece em Brasília nesta quarta-feira (18), na parte da manhã, antes da reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Culturas de Inverno, que se iniciará às 14 horas, quando serão analisadas as sugestões apresentadas para o próximo plantio.

Entre as principais reivindicações apresentadas no documento que será entregue ao ministro está a garantia do preço mínimo para o trigo na safra 2009.

"Estamos solicitando o reajuste de 25% em relação ao valor atual, o que elevaria o preço para R$ 600,00 por tonelada, para o trigo de classe pão e tipo 1", esclarece Flávio Turra. Também está sendo solicitado o aumento de recursos para o plantio do cereal para R$ 2,5 bilhões - tendo em vista que deverão ser semeados cerca de 2,5 milhões de hectares em 2009 -, e a manutenção dos juros de custeio em 6,75% ao ano.

Em relação ao seguro agrícola, os representantes da cadeia do trigo estão pleiteando o aumento da subvenção ao prêmio do seguro de 70% para 75% e a adoção de uma cobertura mínima de 70% da produtividade média histórica do produtor ou de órgão oficial estadual. Eles gostariam ainda que fossem criados mecanismos de estímulo aos governos estaduais para que eles promovam programas complementares de subvenção ao prêmio do seguro do trigo.

Os produtores brasileiros também querem salvaguardas contra as importações de trigo. Por isso, estão reivindicando a manutenção da Tarifa Externa Comum - TEC para o trigo e seus derivados em 10%, como forma de tornar consistente a política agrícola. Além disso, estão solicitando ao governo o estabelecimento de uma tarifa compensatória em percentual que neutralize as vantagens concedidas na origem para a farinha de trigo e pré-misturas de farinhas importadas da Argentina.

Outra proposta que será entregue ao ministro da Agricultura refere-se à legislação ligada à cabotagem. Os representantes da cadeia do trigo estão solicitando a edição de uma norma, conforme já prevê o artigo 9 da lei 9432/97, autorizando a utilização de embarcações com bandeira estrangeira para a navegação de cabotagem, com o objetivo de agilizar a redução dos custos de transporte de produtos agrícolas nacionais ao longo da costa brasileira, inclusive do trigo e seus derivados.

No Paraná, o plantio de trigo inicia no dia 10 de março, de acordo com o zoneamento agrícola. Na safra passada foram cultivados 1.152.541 hectares, que renderam três milhões e duzentas mil toneladas. "Foi registrada a maior produtividade alcançada pelo Estado, com 2830 quilos por hectare. O clima favorável foi um dos itens que contribuíram para esse bom resultado", explica Flávio Turra. Ainda de acordo com ele, a tendência inicial é de que ocorra no Estado uma redução de área de trigo nessa safra. "Mas tudo vai depender das medidas que o governo vai anunciar", completa Flávio.


Fonte: SAFRAS.