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SECRETÁRIO ACREDITA NO POTENCIAL DO AGRONEGÓCIO BRASILEIRO PARA SER CONSOLIDAR NO MERCADO EXTERIOR.

Publicada em 31/03/2009 às 18:03:20

SECRETÁRIO ACREDITA NO POTENCIAL DO AGRONEGÓCIO BRASILEIRO PARA SER CONSOLIDAR NO MERCADO EXTERIOR.Secretário acredita no potencial do agronegócio brasileiro para se consolidar no mercado exterior.




“O agronegócio brasileiro pode sair fortalecido da crise financeira mundial e se consolidar no mercado internacional. Em momentos como este se verifica que um país é realmente competitivo. O Brasil é uma potência e pode se inserir mais fortemente no comércio exterior”. A declaração é do secretário de Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Célio Porto, que participou da abertura do 21º Seminário do Agronegócio para Exportação (AgroEx), na sede da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), na capital paulista, nesta terça-feira (31).

Célio Porto acredita que o setor de hortigranjeiros tem condições de crescer no comércio exterior. Ele mencionou o estado da Califórnia, um dos mais ricos dos Estados Unidos, grande exportador desses produtos, que foge ao perfil americano de produtor de grãos e algodão. Lembrou também o Chile, destaque na exportação de frutas. “Há oportunidades no Oriente Médio e nos países asiáticos que precisamos explorar. Eventos como o AgroEx motivam e mostram caminhos para a inserção no comércio internacional” afirmou.

Já o diretor do Departamento de Promoção Internacional do Mapa, Eduardo Sampaio, deu o exemplo da banana, que é uma importante fruta produzida no Brasil e comercializada internacionalmente. A União Europeia compra em torno de US$ 3 bilhões da fruta por ano, enquanto o Brasil exporta apenas US$ 38 milhões, o que representa participação de 0,5% no mercado mundial. O diretor disse ainda que a venda de leite em pó do Brasil, que hoje representa 1,8% do mercado externo, pode aumentar.

Sampaio disse que para reforçar as possibilidades de inserção do Brasil no mercado internacional de produtos do agronegócio serão promovidas missões comerciais à Rússia, indonésia, Hong Kong, Gana, Nigéria e outros países, ainda no primeiro semestre de 2009.


Fonte: MAPA.