Sementes Fiscalizadas

WhatsApp (+55):
55 98111 2902

sementes@sementesfiscalizadas.com.br - Skype

PERPECTIVA DE FIRME DEMANDA CHINESA RENOVAM IMPULSO ALTISTA DAS COTAÇÕES DE SOJA EM CHICAGO.

Publicada em 14/04/2009 às 10:14:08

PERPECTIVA DE FIRME DEMANDA CHINESA RENOVAM IMPULSO ALTISTA DAS COTAÇÕES DE SOJA EM CHICAGO.Perspectivas de firme demanda chinesa renovam impulso altista das cotações de soja em Chicago



Nesta segunda-feira, treze de abril de 2009, as cotações futuras de soja fecharam com ganhos acentuados, com respeito aos três primeiros vencimentos (de safra velha norte-americana) da Bolsa de Chicago. Para tanto, muito pesou o reduzido estoque final de soja nos EUA, projetado para trinta de agosto de 2009, isto é, algo em torno de escassos 4,5 milhões de toneladas, com correspondente "relação estoque final/consumo " da ordem de 5,5 %.

Nesta data, entretanto, ainda mais do que a quase insuficiente oferta de soja norte-americana, o fator responsável pelo renovado rally de alta das cotações futuras da oleaginosa em Chicago consistiu em evidências de que a China está importando e importará dos EUA quantidade da oleaginosa daquele país em volume superior ao total projetado pelo Departamento de Agricultura (USDA), com respeito à safra 2008/09, ou seja, 36 milhões de toneladas.

Anne Frick, Analista Sênior de oleaginosas da firma Prudential Bache, afirmou que o ritmo atual de importação de soja dos EUA pela China supera o que havia sido previsto pelo USDA. Disse ainda que "... a disponibilidade (da oleaginosa) está ficando apertada aqui (nos EUA)". Outro analista comentou ainda que a instabilidade na Argentina (relativa à oferta de exportação de soja e de seus subprodutos) aumenta a percepção de que os suprimentos mundiais de soja estão a tornar-se escassos.

Conforme divulgado nesta data pelo USDA, o número semanal referente aos embarques de soja norte-americana efetuados na semana passada atingiu 557.402 toneladas, por comparação a 576.651 toneladas embarcadas na semana retrasada, nos EUA.

Naquele país, as posições líquidas especulativas (futuros e opções) compradas de soja nas mãos de (i) fundos de hedge e de (ii) fundos de índices eram, em termos de números de lotes futuros, respectivamente, de 47.776 (o correspondente a aproximadamente 6,5 milhões de toneladas) e de 111.171 (o equivalente a 15,12 milhões de toneladas). A soma das duas quantidades perfaz cerca de 21,6 milhões de toneladas da oleaginosa compradas a futuro e presentemente em mãos de grandes fundos de especulação. Estes números foram recentemente divulgados pelo órgão norte-americano regulador de bolsas futuras - a CFTC.

As perspectivas de curto prazo continuam vinculadas a fatores altistas, tanto sob o ponto de vista da análise fundamentalista (oferta e demanda), como também do ponto de vista da análise técnica. A forte reta de resistência a US$10,23 ½ por bushel está apenas US¢2 (dois centavos de Dólar norte-americano) por bushel acima do fechamento do vencimento futuro Maio/2009 nesta segunda feira, isto é, US$10,21 ½ por bushel. Essa reta poderá ser efetivamente rompida para cima, senão na própria terça-feira, talvez em outra sessão futura ainda nesta semana.


Fonte: SojaNet .