Sementes Fiscalizadas

WhatsApp (+55):
55 98111 2902

sementes@sementesfiscalizadas.com.br - Skype

CLIMA SECO FAVORECE RÁPIDO AVANÇO DA COLHEITA DE SOJA NO RS.

Publicada em 20/04/2009 às 09:17:24

CLIMA SECO FAVORECE RÁPIDO AVANÇO DA COLHEITA DE SOJA NO RS.Clima seco favorece rápido avanço da colheita de soja no RS




Com um rápido avanço de 29 pontos porcentuais na última semana, o ritmo de colheita de soja conseguiu compensar o atraso e chegou a 55% da área cultivada no Rio Grande do Sul na safra 2008/09, de 3,727 milhões de hectares. O tempo seco que predomina há semanas no Estado favorece a colheita, mas começa a afetar a produtividade da soja, comenta a Emater-RS em relatório sobre a agropecuária gaúcha.

As chuvas de fevereiro interromperam os problemas de floração, mas não foram suficientes para garantir boa formação das vagens.

Por isso, as lavouras que atravessaram esta situação apresentam rendimentos menores e há possibilidade de a produção esperada ser alterada, diz a Emater. Contudo, a entidade considera que a mudança, se ocorrer, não deve ser significativa e o Estado ainda irá colher uma boa safra. A colheita está estimada em 8,4 milhões de toneladas. A lavoura de soja ainda tem 15% da área em fase de enchimento de grãos.

As chuvas entre 1º e 15 de abril ficaram 90% abaixo do padrão no Rio Grande do Sul, considerando a média de 13 estações do Instituto Nacional de Meteorologia. A Emater observa que em algumas áreas a última chuva abundante ocorreu há mais de 30 dias. A baixa umidade e forte insolação têm acelerado o amadurecimento dos grãos. A implantação de pastagens de inverno está atrasada por causa da falta de umidade no solo.(


Fonte: IG / Último Segundo.