Sementes Fiscalizadas

WhatsApp (+55):
55 98111 2902

sementes@sementesfiscalizadas.com.br - Skype

ARGENTINA: OS IMPACTOS DE UM ANO DE SECA.

Publicada em 23/04/2009 às 12:09:26

ARGENTINA: OS IMPACTOS DE UM ANO DE SECA.Argentina: Os impactos de um ano de seca.




Desde o final de 2007 até o início de 2009, ocorreu uma importante seca que afetou grande parte do território argentino. O déficit de precipitações e os valores extremos de temperatura repercutiram de maneira direta no desenvolvimento dos cultivos em toda a zona produtiva do país, e também na situação dos solos.

A anomalia do índice de vegetação que, em termos simples, é uma escala da quantidade de luz que as plantas absorvem durante a fotossíntese. Ao comparar os valores do índice de vegetação atual com os registrados no mesmo período em anos anteriores, podem ser observadas diferenças muito significativas, sendo que as atuais estão muito inferiores aos valores médios. O índice de vegetação é uma das maneiras mais precisas de avaliar o impacto da seca mediante as imagens de satélites.




Nos tons de marrom a zona mais afetada, comparada aos anos anteriores, é o leste da província de Buenos Aires, o centro de Santa Fe e a província de Entre Ríos, enquanto que a menos prejudicada foi o sul de Córdoba. A província de La Pampa, que praticamente não teve precipitações durante o ano de 2008 e nos primeiros meses de 2009, não apresenta grandes diferenças com o índice de vegetação histórico. De uma maneira geral, toda a região central do país mostra um panorama muito negativo em comparação aos anos anteriores.

Se bem que, durante os meses de fevereiro e março, ocorreu um panorama totalmente diferente, com chuvas, trovoadas e tempestades de variadas intensidades, que representaram acúmulo superior aos normais para a época do ano, em várias localidades do centro do país. Ainda temos zonas com precipitações abaixo do normal, quando se faz uma análise de longo prazo. Esta situação, prevista nos informativos mensais do site www.climasustentable.com.ar não apresentará uma recuperação imediata das condições, já que os indicadores a médio e longo prazo não mostram uma previsão favorável em relação a perspectiva das precipitações e temperaturas, já que as chuvas estarão abaixo dos valores normais para os meses de outono, e os registros térmicos que em média serão superiores aos valores normais para o período de abril a junho.

VISUALIZE NO SITE: www.climasustentable.com.ar


Fonte: E-campo/Agrolink.