Sementes Fiscalizadas

WhatsApp (+55):
55 98111 2902

sementes@sementesfiscalizadas.com.br - Skype

SECA PERSISTE E DESANIMA TRITICULTORES NA ARGENTINA.

Publicada em 08/05/2009 às 09:43:31

SECA PERSISTE E DESANIMA TRITICULTORES NA ARGENTINA.Seca persiste e desanima triticultores na Argentina




Com a colheita de sua safra de verão 2008/09 em fase final, a Argentina, como o Brasil, volta as atenções para as perspectivas de plantio das culturas de inverno. E se no verão a pior estiagem em 50 anos no país secou as principais regiões produtoras de grãos e provocou fortes quebras nos casos de soja e milho, no inverno a volta da seca já atrapalha o plantio de trigo.


Levantamento divulgado na quarta-feira pela Bolsa de Cereais de Buenos Aires projeta uma área plantada com o cereal da ordem de 3,7 milhões de hectares. Se confirmada, a queda em relação ao ano passado será de 18,6%. Em comunicado, os técnicos da bolsa observam que "os modelos climáticos predizem que durante o outono e o inverno as precipitações serão escassas e as temperaturas serão superiores ao normal". Daí o desestímulo dos triticultores do vizinho, que em condições normais é o principal fornecedor externo de trigo para o Brasil, um dos maiores importadores do mundo.


Como para os próximos dias a estiagem também dará o tom, os especialistas acreditam que a queda de área plantada de trigo na Argentina poderá até ser maior.


Fonte: Valor Econômico .