Sementes Fiscalizadas

WhatsApp (+55):
55 98111 2902

sementes@sementesfiscalizadas.com.br - Skype

TRIGO: PRODUTOR GAÚCHO VOLTA A INVESTIR NO SETOR.

Publicada em 13/08/2008 às 22:51:56

TRIGO: PRODUTOR GAÚCHO VOLTA A INVESTIR NO SETOR.Trigo: produtor gaúcho volta a investir no setor





O presidente da Emater-RS, Mário Nascimento, antecipa que a área de trigo plantada no Rio Grande do Sul este ano será, no mínimo, 11,8% maior do que na safra passada. Conforme levantamento feito por técnicos da Emater-RS em todo o Estado, serão plantados 950 mil hectares nesta safra.

O plantio do trigo está crescendo paulatinamente no Estado.

Em 2006, a área cultivada foi de cerca de 600 mil hectares. No ano passado, alcançou em torno de 800 mil hectares. "O melhor é que a nossa produtividade tem aumentado ano a ano, ao ritmo de 40 quilos por hectare", destaca. De 2006 para 2007, a colheita praticamente dobrou, com a produção de 1,6 milhão de toneladas no ano passado. "Ainda podemos crescer muito", observa Nascimento.

Segundo ele, se o clima ajudar, a produção deve chegar a expressivas 2 milhões de toneladas. "As previsões metereológicas para o próximo trimestre são favoráveis para o trigo, com frio e chuvas na medida certa", informa. O assistente técnico da Emater-RS, Ataídes Jacobsen, especialista em trigo, alerta para um período crítico: o mês de setembro. "Podemos dizer que, se não marcharmos do Dia da Independência do Brasil (7 de setembro) ao Dia da Revolução Farroupilha (20 de setembro), teremos uma colheita excepcional no Estado", avisa. O técnico se refere à ocorrência de muita chuva ou geada nesta época em que o trigo está em plena fase reprodutiva.

Nascimento comemora a volta do estímulo à produção de trigo no País, abandonada nos últimos anos. O resultado é que, hoje, 70% do nosso mercado é atendido por outros países. "Junto com o Paraná, poderemos suprir a metade do consumo anual de trigo no Brasil", projeta. Os dois estados devem produzir, este ano, mais de 5 milhões de toneladas das 10,5 milhões toneladas ano consumidas pelos brasileiros. Atualmente, os dois estados são os maiores produtores de trigo do Brasil, somando aproximadamente 3 milhões de toneladas ano. Com informações da Assessoria de Comunicação da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio do Rio Grande do Sul.


Fonte: ÚLTIMO SEGUNDO