Sementes Fiscalizadas

WhatsApp (+55):
55 98111 2902

sementes@sementesfiscalizadas.com.br - Skype

MARROQUINOS QUEREM TECNOLOGIA DO PLANTIO DIRETO.

Publicada em 13/05/2009 às 17:22:39

MARROQUINOS QUEREM TECNOLOGIA DO PLANTIO DIRETO.Marroquinos querem tecnologia do plantio direto.



Instituições do Marrocos estão conversando com a Embrapa sobre repasse de tecnologia de agricultura de conservação, como o plantio direto. O tema foi discutido em um salão de agricultura em Meknès.

Isaura Daniel isaura.daniel@anba.com.br São Paulo – Os marroquinos estão interessados em usar tecnologia brasileira nas suas lavouras de área mediterrâneas. A informação é do coordenador da Embrapa-África, Cláudio Bragantini, que participou há cerca de uma semana no Salão Internacional da Agricultura do Marrocos (Siam), em Meknès, no país árabe. O coordenador da unidade da Embrapa, cuja sede fica em Acra, capital de Gana, encontrou na mostra a vontade dos marroquinos de utilizarem a agricultura de conservação do Brasil. O termo engloba técnicas para obter menor custo de produção, como o plantio direto.


O plantio direto, aliás, foi o que mais interessou aos marroquinos, segundo Bragantini. De acordo com ele, o interesse foi manifestado por representantes da Universidade de Meknès e do Instituto Nacional de Pesquisa Agropecuária do Marrocos (Inra), que trabalha no país aos moldes da Embrapa. Eles devem fazer uma visita ao Brasil para conhecer de perto a aplicação das tecnologias e receber capacitação na área, para que depois seja desenvolvido um projeto maior de transferência tecnológica. O pedido será encaminhado pela embaixada do Brasil em Rabat à Agência Brasileira de Cooperação (ABC).

Bragantini foi ao Salão Internacional da Agricultura do Marrocos crendo que os marroquinos se interessariam pela tecnologia agrícola brasileira para o semi-árido, já que possui áreas com essa característica. O Marrocos, porém, segundo ele, tem a agricultura mais concentrada na faixa mediterrânea do país, que tem clima temperado, parecido com sul do Brasil. O país árabe produz no Mediterrâneo, por exemplo, o trigo. Essa é uma das culturas nas quais o Brasil aplica o plantio direto.

Pelo sistema de plantio direto, a palhada de uma cultura é mantida na terra para o plantio da próxima, servindo de adubo e diminuindo a necessidade de máquinas e fertilizantes. O plantio direto é amplamente difundido no Brasil e o seu uso se propagou principalmente na década de 90. De acordo com o coordenador da Embrapa-África, cerca de 80% da soja plantada no Brasil, por exemplo, é com plantio direto. Os marroquinos devem buscar financiamento em países parceiros para viabilizar a transferência de tecnologia.

Além da Embrapa também fizeram parte do estande brasileiro, organizado pela embaixada do Brasil em Rabat, a Agência Brasileira de Promoção das Exportações e Investimentos (Apex). Segundo Bragantini, a participação no salão foi produtiva também institucionalmente, já que muitas pessoas se acercaram do estande para obter informações a respeito da atuação da Embrapa na África. A empresa de pesquisa brasileira completou 36 anos na última semana.


Fonte: ANBA