Sementes Fiscalizadas

WhatsApp (+55):
55 98111 2902

sementes@sementesfiscalizadas.com.br - Skype

AGRICULTORES QUEREM REDUÇÃO DA TAXA DE JUROS PARA RENEGOCIAÇÃO DA DÍVIDA AGRÍCOLA.

Publicada em 18/05/2009 às 09:26:13

AGRICULTORES QUEREM REDUÇÃO DA TAXA DE JUROS PARA RENEGOCIAÇÃO DA DÍVIDA AGRÍCOLA.Agricultores querem redução da taxa de juros para renegociação da dívida agrícola




Representantes de Mato Grosso que defendem o setor agrícola estão negociando junto ao Congresso Nacional para que no próximo ano o governo promova uma renegociação estrutural da dívida agrícola principalmente dos produtores de Mato Grosso.

De acordo com Neri Gueller, vice-presidente Norte da Aprosoja/MT e suplente de deputado federal pelo PSDB, o governo não ajuda o setor agrícola jogando a dívida do produtor de um ano para o outro cobrando as taxas de juros atuais.

“Nós temos contratos de investimentos de máquinas que, por exemplo, valem duzentos mil reais e a dívida está chegando a quase um milhão de reais. Transferindo essa dívida para o ano seguinte o governo só vai aumentar o problema”, explica.

O setor defende que embora no último ano o produtor tenha conseguido uma renda razoável, ainda tem o resíduo da crise de quatro anos quando o custo de produção ficou acima da renda.

“Está sendo estudada uma negociação estrutural da dívida agrícola com redução das taxas de juros, esperamos que seja implantada no próximo ano, e, além disso, o governo terá que equalizar uma parte dos juros do que o produtor já está devendo”, comenta.

Os produtores reclamam do excesso de tributos sobre a produção. Enquanto outros países são subsidiados, os agricultores brasileiros pagam uma taxa de juros de 14% ao ano e cerca de 40% de impostos em cada saca produzida.

O setor defende a adoção da taxa de juros de inflação que é de aproximadamente 2,5% a 4%, “no máximo” diz Neri, além de condições de pagamento ampliadas para 18 a 20 anos conforme a capacidade de pagamento de cada região.

Gueller ressalta que outro ponto muito importante neste momento e que os sindicatos rurais, a Aprosoja/MT e parlamentares ligados ao setor tem defendido é que o produtor tenha venda garantida. "Pois se entre 2004 a 2007 tivessem sido feitas políticas agrícolas que dessem garantia do preço mínimo, a dívida não atingiria este patamar. Hoje já existe a garantia de preço mínimo e prêmio de comercialização devido ao trabalho de pressão dos setores agrícolas”, enfatiza.


Fonte: Expresso MT/Aprosoja.com.