Sementes Fiscalizadas

WhatsApp (+55):
55 98111 2902

sementes@sementesfiscalizadas.com.br - Skype

BRASIL IRRIGA 3,4 MILHÕES DE HECTARES DE ÁREAS PLANTADAS.

Publicada em 19/05/2009 às 09:18:50

BRASIL IRRIGA 3,4 MILHÕES DE HECTARES DE ÁREAS PLANTADAS.Brasil irriga 3,4 milhões de hectares de áreas plantadas




O processo de irrigação contribui para o desenvolvimento e modernização da agropecuária ao promover o enriquecimento dos solos, minimizar a instabilidade climática, elevar a produtividade das lavouras e favorecer a criação de rebanhos. O Brasil irriga 3,4 milhões de hectares (o que corresponde a 16% da produção de grãos), dos quais 1,3 milhão de hectares estão na região Sudeste e 1,1 milhão no Rio Grande do Sul. Estão em solo brasileiro 12% da água superficial potável da terra, além de grande volume de água subterrânea, como os 70% do Aquífero Guarani, por exemplo.

Para beneficiar o setor, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) executa, desde a década de 70, programas especiais de crédito rural, pesquisa e assistência técnica. A partir dos anos 80, passou a contribuir com a criação dos programas de Aproveitamento Racional de Várzeas (Provárzeas) e de Financiamento de Equipamentos de Irrigação (Profir), que incorporaram mais de um milhão de hectares para a produção de grãos.

A formulação de políticas para irrigação é de responsabilidade do Ministério da Integração Nacional, enquanto o Ministério da Agricultura apoia o desenvolvimento da agricultura irrigada, por meio do Programa de Crédito Rural de Incentivo à Irrigação e à Armazenagem (Moderinfra). Esse projeto promove ações sustentáveis de irrigação, com taxas de juros de financiamentos diferenciadas de 6,75% ao ano.

Seminário - Para discutir o tema, os ministérios da Agricultura e da Integração Nacional realizam o Seminário Nacional de Agricultura Irrigada e Desenvolvimento Sustentável, nos dias 19 e 20 de maio, em Brasília. Participam do encontro, parlamentares, representantes de instituições públicas, produtores e agentes envolvidos com agricultura irrigada.


Fonte: mapa.