Sementes Fiscalizadas

WhatsApp (+55):
55 98111 2902

sementes@sementesfiscalizadas.com.br - Skype

RECURSOS INSUFICIENTES PREOCUPAM PLANO AGRÍCOLA E PECUÁRIO(PAP) 2009.

Publicada em 22/05/2009 às 15:24:52

RECURSOS INSUFICIENTES PREOCUPAM PLANO AGRÍCOLA E PECUÁRIO(PAP) 2009.Recursos insuficientes preocupam Plano Agrícola e Pecuário (PAP) 2009.




O aporte financeiro para o Plano Agrícola e Pecuário (PAP) 2009 também foi tema do encontro da Câmara Setorial da Soja. Para o presidente Rui Prado uma das maiores preocupações do setor é a condição que o Banco do Brasil, agente financeiro oficial para a liberação dos recursos, tem para a operacionalização do aporte.

O Mapa já divulgou anteriormente que teria capacidade para um orçamento de aproximadamente R$ 100 milhões, valor aquém do reivindicado pelo setor produtivo nacional.

"Queremos uma resposta do Banco do Brasil sobre as condições da instituição financeira para operar com estes recursos, já que o produtor está com um alto grau de risco junto a ela, o que pode limitar ou até mesmo ser fator determinante para um novo financiamento da produção", diz ao acrescentar que a sugestão da câmara é que outros bancos participem da liberação dos recursos, o que ampliará o leque de opções para o produtor para procurar um credor.

A previsão é que o PAP seja lançado pelo governo federal no início do segundo semestre, o que trará também políticas de garantia de preço mínimo, aporte para a agricultura familiar e empresarial, entre outros temas importantes para o setor.

Outra questão debatida ontem foi a nova legislação de proteção de cultivares. A lei é uma proposição do Ministério da Agricultura e está em tramitação no Congresso Nacional, em Brasília.

O presidente da Câmara, Rui Prado, afirma que esta seria uma salvação para os produtores, já que não teriam a obrigação de pagar a taxa tecnológica cobrada por sementeiras para o uso de determinadas variedades, mesmo depois que multiplicasse a semente para uso próprio e não com finalidade comercial.

Recentemente, os produtores do Rio Grande do Sul conseguiram uma liminar que desobrigava os agricultores de pagar a taxa tecnológica, porém ela foi derrubada por uma sementeira. Para tentar reverter a situação foi formado um comitê que vai analisar a questão.(


Fonte: GAZETA MERCANTIL.