Sementes Fiscalizadas

WhatsApp (+55):
55 98111 2902

sementes@sementesfiscalizadas.com.br - Skype

TRIGO:PRODUTORES DISCUTEM DESONERAÇÃO DO GRÃO.

Publicada em 13/08/2008 às 23:03:21

TRIGO:PRODUTORES DISCUTEM DESONERAÇÃO DO GRÃO.Trigo: produtores discutem desoneração do grão





O coordenador da Comissão do Trigo da Farsul, Hamilton Jardim, participou, nessa terça-feira, 15/07, no Rio de Janeiro, de reunião conjunta das Câmaras Setoriais das Culturas de Inverno e de Temática e Logística. Segundo Hamilton, o objetivo foi mostrar ao governo quanto o produtor está pagando para escoar o trigo brasileiro devido às taxas que paga para a Marinha Mercante .

"O frete é caríssimo e quem paga a conta é o produtor", destacou Hamilton. Ele lembrou que até o Ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, criticou o governo pela taxação de 25% de adicional de frete para renovação da Marinha Mercante. Acrescentou que há ainda incidência de impostos sobre combustíveis que abastecem navios de bandeira brasileira.

"Os navios com bandeira estrangeira pagam 26% menos pelo combustível do que os brasileiros" salientou Hamilton.

O dirigente destacou que o Rio Grande do sul precisará exportar mais de um milhão de toneladas de trigo neste ano e o frete torna o produto gaúcho mais caro que o argentino, canadense e norte-americano. Uma nova reunião foi marcada para 16/09, em Brasília, com objetivo de discutir a desoneração temporária das taxas, pelo menos durante o período de exportação do grão.


Fonte: FOLHA ON LINE.