Sementes Fiscalizadas

WhatsApp (+55):
55 98111 2902

sementes@sementesfiscalizadas.com.br - Skype

CRISE MUNDIAL PASSA E DA AGRICULTURA, SEGUE, DIZ GRUPO RURALISTA.

Publicada em 11/09/2009 às 16:10:05

CRISE MUNDIAL PASSA E DA AGRICULTURA, SEGUE, DIZ GRUPO RURALISTA.Crise mundial passa e da agricultura, segue, diz grupo ruralista



De acordo com o jornal Estadão, o presidente da Sociedade Rural Brasileira (SRB), Cesário Ramalho da Silva, afirmou nesta sexta-feira, 11, que os desempenhos negativo do Produto Interno Bruto (PIB) Agropecuário e positivo do PIB total no segundo trimestre de 2009 "apontam que a crise internacional passa e que a crise de agricultura ainda segue".

Segundo ele, o endividamento do setor e a falta de planejamento na oferta de alguns produtos prejudicam o desempenho do PIB agropecuário do País. "Além de não conseguir resolver a questão do endividamento, a agricultura precisa de uma regulação, já que não é possível, por exemplo, a produção de milho do Mato Grosso crescer de 500 mil para 5 milhões de toneladas", exemplificou.

Além do milho, Ramalho disse concordar também que soja e café impactaram nas quedas de 0,1% do PIB no segundo trimestre, ante o primeiro trimestre de 2009 e de 4,2%, sobre igual período do ano passado, como apontou a análise do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). "Só o Paraná, que era o maior produtor de soja, perdeu 25% de sua produção de 20 milhões de
toneladas por questões climáticas. No caso do café o preço de R$ 230, R$ 240 a saca não remunera o custo", disse. "Isso tudo impacta no PIB agrícola", concluiu o presidente da SRB.

Queda de 4,2% do PIB da agropecuária é o pior desde 1998

A queda de 4,2% no PIB da agropecuária no segundo trimestre de 2009 ante igual período de 2008 o maior recuo trimestral para esse setor apurado pelo IBGE desde o quarto trimestre de 1998 (quando a queda foi de 6,3%), destacou a gerente de contas trimestrais do IBGE, Rebeca Palis.

Ela explicou que o resultado negativo da agropecuária no período reflete a queda na safra de produtos importantes, como a soja, sobretudo por problemas climáticos, além de uma base de comparação elevada do ano passado. Entre as atividades que compõem o cálculo do PIB agropecuário, os destaques de queda no período entre abril e junho de 2009 ante iguais meses de 2008 ficaram com a soja (-5,2%, sendo que este é o produto de maior peso no PIB do setor), o milho (-14,2%) e o café (-13,5%).

Por outro lado, a principal contribuição positiva para o PIB do setor ficou com o arroz, com alta de 4,2% por causa do aumento da safra do produto.


Fonte: Estadão .