Sementes Fiscalizadas

WhatsApp (+55):
55 98111 2902

sementes@sementesfiscalizadas.com.br - Skype

ENDIVIDADO, AGRICULTOR VENDE ESPOSA E FILHA.

Publicada em 11/09/2009 às 16:12:01

ENDIVIDADO, AGRICULTOR VENDE ESPOSA E FILHA.Endividado, agricultor vende esposa e filha



Produtores endividados por causa da safra ruim têm recorrido a medidas extremas na Índia. Pelo menos três casos de agricultores que venderam esposas e filhas por preços entre 4 mil e 12 mil rúpias (US$ 83 e US$ 248) foram registrados no Estado de Uttar Pradesh, região de Bundelkhand, segundo Girija Vyas, representante da Comissão Nacional para as Mulheres.


"Fui vendida porque minha família não tinha alternativa", disse Sangeeta, uma mulher vendida pelo pai a um credor. "Como vamos comer?", questionou outra vítima. "Embora tenhamos terra, não podemos plantar nada já que não choveu o suficiente. Já pegamos créditos grandiosos".


Apesar do aumento das chuvas nas últimas duas semanas, a Índia enfrentou uma das mais fracas monções - temporada de fortes ventos, acompanhados de chuvas - em anos, o que levou o governo a declarar estado de seca em 278 distritos de 11 Estados.


Uma boa monção é vital na Índia: mais de 70% dos 1,2 bilhão de pessoas do país vivem em áreas rurais e, em cerca de 60% dos casos, as lavouras dos agricultores não têm irrigação e, portanto, dependem das chuvas para se desenvolver.


A situação também levou pelo menos 25 pessoas no Estado de Andhra Pradesh, no sul do país, a cometerem suicídio nos últimos dois meses, dada a dificuldade dos agricultores para pagar suas dívidas. Desde 2001, quase 90 mil agricultores cometeram suicídio na Índia como resultado de endividamento, segundo um relatório do governo. (Financial Times, de Mumbai)


Fonte: VALOR ECONÔMICO.