Sementes Fiscalizadas

WhatsApp (+55):
55 98111 2902

sementes@sementesfiscalizadas.com.br - Skype

PR: REDUÇÃO NO PLANTIO DE TRIGO.

Publicada em 22/09/2009 às 16:56:42

PR: REDUÇÃO NO PLANTIO DE TRIGO.PR: Redução no plantio de trigo



De acordo com o Jornal Agora Cornélio, a rentabilidade e a produtividade dos produtores de trigo cai a cada chuva que ocorre na região de Cornélio Procópio. A afirmação é do economista do Deral (Departamento de Economia Rural) do Núcleo Regional da Secretaria Estadual da Agricultura e Abastecimento (Seab), Santo Pulcinelli Filho . Segundo ele, em setembro já choveu o equivalente a 243 milímetros, sendo que a média histórica para o mês nos últimos 37 anos é de 105 milímetros. "O excesso de chuvas tem prejudicado a cultura tradicional nos 23 municípios da região atendidos pelo Deral local", apontou.


O técnico observou que ainda restam em torno de 40% das lavouras de trigo para serem colhidas, principalmente na região sul de Cornélio Procópio formada pelos municípios de Congonhinhas, Santo Antônio do Paraíso, São Jerônimo da Serra e São Sebastião da Amoreira. De acordo com ele, a expectativa inicial dos produtores era entre 110 e 120 sacas de trigo por alqueire plantado. No entanto, em função do excesso de chuvas, principalmente a partir de julho, as doenças fúngicas começaram aparecer, causando enormes prejuízos aos produtores de trigo. Pelo último levantamento de campo feito por técnicos da área agrícola, a produtividade de trigo atualmente já está próxima de 50% de redução. Com isso, a produtividade média de trigo na região de Cornélio Procópio está girando em torno de 50 a 60 sacas por alqueire plantado e com baixo PH.

Ainda segundo a reportagem do Agora Cornélio, Santo Pulcinelli Filho ressaltou que a maioria dos produtores de trigo da região de Cornélio Procópio não vai conseguir tirar o custo de produção, recorrendo aos agentes financeiros para tentar ganhar mais fôlego e recuperar parte dos prejuízos. Isso porque os produtores não estão conseguindo receber o preço mínimo do trigo que é de 33 reais por saca. Ele lembrou que a estiagem de 2008 e o excesso de chuvas este ano já deram um prejuízo de quase R$ 300 milhões ao setor agrícola dos 23 municípios que integram a região de abrangência do Núcleo Regional da Agricultura e Abastecimento de Cornélio Procópio. Isso, segundo ele, tem desanimado os produtores de trigo que já estão procurando outras alternativas em busca de recuperar os prejuízos com a cultura que é dominante na região.


O economista do Deral local acredita, inclusive, que a cultura do trigo caminha rapidamente para sua extinção na região de Cornélio Procópio, a exemplo do que ocorre hoje com o algodão, porque nos últimos anos não vem apresentando uma rentabilidade positiva para o homem do campo e, consequentemente, haverá uma redução de plantio na safra do próximo ano. "Fica difícil o produtor insistir com a cultura do trigo somando prejuízos a cada nova safra, por causa das adversidades climáticas que provocam doenças fúngicas no produto essencial na mesa do consumidor", assinalou. O economista frisou que os produtores têm procurado o Deral local em busca de orientação técnica a respeito de outras opções de plantio para a região de Cornélio Procópio. Na sua opinião, dentro de 30 dias será possível fazer um balanço definitivo sobre os prejuízos com o encerramento da colheita de trigo.


O especialista adiantou que as perspectivas de chuvas para a próxima safra de verão serão boas para as culturas de milho e soja. Ele espera que a produtividade de ambas as culturas seja bem melhor que a verificada na safra passada, quando houve redução na produtividade de milho e soja nos 23 municípios que integram o Núcleo Regional da Seab sediado em nossa cidade. Santo Pulcinelli Filho disse que os produtores rurais são verdadeiros heróis, pois mesmo colhendo prejuízos e mais prejuízos, insistem em continuar investindo no alimento que chega todos os dias na mesa do consumidor da cidade grande, pequena e de médio porte como Cornélio Procópio que, segundo o último censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), tem cerca de 48 mil 544 habitantes.


Fonte: Agora Cornélio .