Sementes Fiscalizadas

WhatsApp (+55):
55 98111 2902

sementes@sementesfiscalizadas.com.br - Skype

FERRUGEM DA SOJA IDENTIFICADA NO PARANÁ.

Publicada em 02/10/2009 às 15:42:36

FERRUGEM DA SOJA IDENTIFICADA NO PARANÁ.Ferrugem da soja identificada no Paraná



O Consórcio Antiferrugem identificou a presença de ferrugem asiática em diversas plantas de soja (soja guaxa) na Rodovia do Café entre Londrina e Cambé, no Paraná. “A doença está em fase inicial, mas apesar das infecções serem relativamente recentes, há abundante esporulação”, conta o agrônomo José Tadashi Yorinori, membro do Consórcio Antiferrugem.

“A constatação precoce da ferrugem é bastante preocupante, porque o fungo está no ar à espera do desenvolvimento dos primeiros plantios de soja”, avalia.
Agora já são quatro estados com a presença da doença: Paraná, Mato Grosso do Sul, Tocantins e Goiás. A pesquisadora da Embrapa Soja, Claudia Godoy, explica que as condições climáticas do inverno – muito chuvoso - favoreceram a germinação da soja voluntária ou guaxa e também deram condições do fungo causador da ferrugem se multiplicar nessas plantas.

“A doença apareceu mais cedo devido às condições favoráveis no inverno, mas os cultivos da soja no Paraná e no Mato Grosso também estão sendo antecipados, o que pode antecipar também o aparecimento em lavouras comerciais. No oeste do Paraná, 15% da área já foi cultivada com soja”, conta.

De acordo as previsões climáticas, o fenômeno El Nino ainda vai provocar chuvas regulares e intensas pelo menos até dezembro, o que deve favorecer, de fato, o aparecimento antecipado e a dispersão da ferrugem na safra 2009/10. “Por isso, enfatizamos a importância do monitoramento constante das lavouras de soja para que o controle químico seja feito no momento correto”, afirma Godoy


Fonte: EMBRAPA.