Sementes Fiscalizadas

WhatsApp (+55):
55 98111 2902

sementes@sementesfiscalizadas.com.br - Skype

TRIGO TEM QUALIDADE COMPROMETIDA.

Publicada em 21/10/2009 às 11:03:53

TRIGO TEM QUALIDADE COMPROMETIDA.Trigo tem qualidade comprometida


Os produtores de trigo do Estado podem arcar com perdas superiores a 60% no valor pago pela saca de 60 quilos

Os produtores de trigo do Estado podem arcar com perdas superiores a 60% no valor pago pela saca de 60 quilos. O cálculo foi considerado frente à cotação de ontem pela saca de 60 quilos do trigo de boa qualidade, em R$ 25, e os R$ 10, do triguilho, trigo de baixa qualidade geralmente destinado à elaboração de ração animal. “Ainda é cedo para saber exatamente quanto do trigo poderá virar triguilho, em função da perda de qualidade causada pelas oscilações climáticas”, afirma o agrônomo Otmar Hubner, do Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab-PR).

De acordo com o último relatório da safra do Estado, as chuvas já causaram perdas quantitativas de 21 % na triticultura deste ano. Das 3,500 milhões toneladas de trigo estimadas, deverão ser colhidas 2,770 milhões de toneladas. “Isso sem considerar os resultados frente às últimas chuvas”, ressalta o agrônomo. Até agora foram colhidos 76% do total de trigo cultivado no Estado.

Além de prejudicar a qualidade do trigo, as chuvas aumentam ainda os custos do triticultor. A umidade favorece ao aparecimento de fungos, sendo necessária a aplicação de mais fungicidas. Outro problema gerado é o atraso da colheita que de uma semana para a outra avançou apenas 1%. “E, por conseqüência atrasa também o plantio da safra de verão”, explica Hubner.
O plantio da soja, principal cultura da safra de verão e da qual o Paraná é o segundo produtor nacional, está atrasado. Segundo o agrônomo, apenas 13% dos campos de soja neste ano estão semeados até agora, contra uma área de 22% em igual período do ano passado.

Apesar da época de semeadura da oleaginosa no Paraná ir 1º de outubro a 31 de dezembro, 40% dos sojicultores costumam antecipar o cultivo para liberar o campo para a cultura da 1ª safra de milho, a partir de março. “Isso acontece mais na região Oeste, onde há o risco maior de geadas”, conta o agrônomo. “Se atrasar muito ao plantio da soja, o risco de perdas com a geada é maior e, com isso, alguns agricultores desistem de cultivar o milho”, explica.

Feijão — Outra cultura afetada pelas chuvas é do feijão das águas, ou da 1ª safra. O Paraná é o maior produtor nacional, com 330 mil hectares destinados ao cultivo do grão. Destes, segundo Hubner, 71% já foram plantados e a cultura se encontra na fase de germinação, período em que a baixa incidência de sol pode resultar em queda na qualidade do produto. A estimativa é de uma produção de 554 mil toneladas de feijão.
Cevada — Outra cultura de inverno também afetada pelas chuvas é da cevada, porém de menor expressão. O cereal é cultivado de modo integrado no Estado, ou seja, em contratos de venda direta para as maltarias. No Paraná, o cultivo é feito na região Centro-Sul — em Guarapuava onde há a Agromalte, maltaria da Cooperativa Agrária, com sede no distrito de Entre Rios — e dos Campos Gerais — onde há a fábrica da Kaiser, do grupo mexicano Femsa.

Oferta de frutas e verduras está estável
O mercado hortigranjeiro operado através da Ceasa de Curitiba manteve a tendência de estabilidade, apesar da ocorrência de intensas chuvas no período, segundo matéria do site da Central de Abastecimento de Curitiba. A oferta e a variedade é grande na Central de Abastecimento, em razão da boa produção na região metropolitana, Vale da Ribeira e litoral do estado, que tiveram áreas rurais preservadas das ocorrências climáticas. Nesta semana, nove entre os trinta hortigranjeiros mais consumidos estão com cotação em queda, oito em alta e treze permanecem estáveis.


Preços da ceasa curitiba
Em alta
Cebola pera nacional (25%), aipim extra (15%), batata comum especial lavada (5,45%), pimentão verde extra 2A (10%), melancia redonda (20%), banana caturra (13,33%), abacaxi havai grande (11,11%) e uva niagara rosada (5,26%)

Em baixa
Couve flor grande (33,33%), alface roxa (30%), abobrinha verde (20%), chuchu, (10%), cenoura nantes (6,25%), tomate extra 2A (6,67%), laranja pera grande (16,67%), manga tomy (12%) e a maçã gala (4,55%)


Fonte: BEM PARANÁ.