Sementes Fiscalizadas

WhatsApp (+55):
55 98111 2902

sementes@sementesfiscalizadas.com.br - Skype

SOJA INOX PODERÁ OCUPAR 300 MIL HA EM MT.

Publicada em 29/10/2009 às 10:53:11

SOJA INOX PODERÁ OCUPAR 300 MIL HA EM MT.Soja Inox poderá ocupar 300 mil ha em MT.



A soja inox, uma variedade resistente à ferrugem asiática e desenvolvida em Mato Grosso, deverá ocupar entre 200 mil e 300 mil hectares na safra 09/10. Depois de sete anos de pesquisas, a atual temporada é a primeira a utilizar a tecnologia de forma comercial. A sojicultura estadual dá um grande passo não apenas na produção e sim, na corrida pelo conhecimento tecnológico.

De acordo com a Associação dos Produtores de Sementes do Estado (Aprosmat), o volume de sementes necessário para estas áreas varia de 225 mil sacas a 337 mil sacas, considerando a média de 45 quilos de semente por hectare.

“A tendência é de que a inox seja utilizada em larga escala devido à possibilidade de maior incidência de ferrugem asiática da soja face à previsão de muita chuva nos meses de dezembro e janeiro”, frisa o presidente da Aprosmat, Helton Hamer.

Além de ser resistente à ferrugem, a soja Inox apresenta excelente potencial produtivo, possibilita maior janela de plantio, de controle de doenças e, consequentemente, uma maior janela de colheita. “A produtividade, juntamente com o esforço na redução dos custos de produção, continuará sendo o principal fator de lucratividade na atividade rural. E a soja inox significa mais produtividade, redução de custos e ainda contribui com o meio ambiente, pois ela diminui o uso de agroquímicos no processo produtivo”, afirmam os pesquisadores.

De acordo com a Aprosmat, a demanda pela tecnologia inox “é alta” por conta dos benefícios das novas variedades, como TMG 801 e TMG 803, testadas também por outras instituições de pesquisa, inclusive pelo National Soybean Reserch Laboratory da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, os quais comprovaram a eficácia da tecnologia inox.

Segundo pesquisadores da Fundação MT e da Tropical Melhoramento Genético, TMG, (empresas criadoras da tecnologia) a soja inox não multiplica o fungo Phakopsora pachyrhizi, causador da ferrugem da soja.

Para o diretor técnico da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado (Aprosoja), Luiz Nery Ribas, a soja inox é uma grande ferramenta dos produtores de soja e a tendência é a utilização em escala cada vez maior desta variedade. Segundo ele, a variedade inox – além da sua forte resistência à ferrugem - significa mais produtividade, redução de custos e ainda contribui com o meio ambiente, pois ela diminui o uso de agroquímicos no processo produtivo.


Fonte: Diário de Cuiabá/Aprosoja.com.br .