Sementes Fiscalizadas

WhatsApp (+55):
55 98111 2902

sementes@sementesfiscalizadas.com.br - Skype

MATO GROSSO JÁ VIVE APAGÃO LOGÍSTICO.

Publicada em 13/11/2009 às 10:05:03

MATO GROSSO JÁ VIVE APAGÃO LOGÍSTICO.Mato Grosso já vive apagão logístico, afirma entidade rural.



O presidente da Frente Parlamentar de Logística de Transportes e Armazenagem (Frenlog), deputado federal Homero Pereira, afirmou durante o fórum sobre navegabilidade da hidrovia Teles Pires Tapajós, que os meios de transportes estão completamente esgotados para atender a produção atual de Mato Grosso e, portanto, necessita com urgência de investimentos em infraestrutura. Pereira ressaltou ainda que “o grande projeto do Estado é a hidrovia Teles Pires-Tapajós”.

O fórum, organizado pelo Movimento Pró-Logística-MT, ocorreu na sede da Confederação Nacional dos Transportes (CNT), em Brasília, e reuniu técnicos de vários órgãos federais e estaduais. O presidente da Federação da Agricultura de Mato Grosso (Famato), Rui Prado, disse que Mato Grosso já vive um apagão logístico. O produtor perde muita renda no transporte rodoviário precário.

A produção do Estado é superlativa. Em grãos são 17,4 milhões de toneladas (t); algodão, 1,4 milhões t; milho, 8,5 milhões t; carne bovina, 25 cabeças milhões de cabeça. “Com uma produção desse porte não dá mais para continuar escoando apenas por rodovia. E sem investimentos não teremos mais como levar essa mercadoria de um lado para outro”, frisou Prado.

Segundo estudos da entidade, investir na Teles Pires é fundamental uma vez que atenderá 38 municípios sendo 43% da produção estadual. Além desses motivos, o modal permitirá crescimento nas exportações de 150% ao ano, o que representaria um incremento de 30% ano na economia de Mato Grosso. Seriam aproximadamente R$ 9,8 bilhões injetados no Estado somente com a hidrovia.

Presente no fórum o governador de Mato Grosso, Blairo Maggi, acrescentou que estudos internacionais já apontam a necessidade de ampliar em 100 milhões de toneladas de soja no mundo, “portanto a demanda pede mais produção, porém, temos que fazer de forma sustentável. Por isso, investimentos em logística podem determinar nosso sucesso ou insucesso de país. O nosso negócio é o combustível da vida. Não há nada mais importante do que produzir alimentos”, destacou o governador.

Participaram do fórum o coordenador do Movimento Pró-Logística, Marcos da Rosa, os presidentes Glauber Silveira (Aprosoja), Rui Prado (Famato), o diretor do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT), Luiz Pagot. Estiveram presentes ainda a CNA, Cargill, Antaq; Ministério da Agricultura, Aneel, ANA, AHIMOR, Ministério dos Transportes.


Fonte: SÓ NOTÍCIAS.