Sementes Fiscalizadas

WhatsApp (+55):
55 98111 2902

sementes@sementesfiscalizadas.com.br - Skype

POLO SEMENTEIRO DE FORMOSA.

Publicada em 22/12/2009 às 10:40:05

POLO SEMENTEIRO DE FORMOSA.Polo Sementeiro de Formosa.



A região do nosso município se localiza no Planalto Central Brasileiro, berço nacional das águas, de clima mundial exclusivo, fato que determinou entre outros a localização da capital federal nesta região. O regime pluviométrico caracteriza-se pela existência de duas estações bem definidas. Periodo chuvoso de outubro a maio e período seco de maio a outubro. A altitude de quase 1.000 m acima do nível do mar garante temperaturas amenas mas também umidade relativa baixa na época da seca, geralmente atinge o mínimo em agosto encontrando dias críticos de umidade na faixa desértica de 10 a 11%

Justamente esta característica que permite baixa transpiração às sementes de cereais e oleaginosas, que são seres vivos, mantém o vigor e o poder germinativo algumas vezes até o incrível índice de 100% dos lotes. Portanto são condições propicias, quase ideais para se conservar grãos para sementes entre a colheita no primeiro semestre e o novo plantio na primavera/verão. Por isto as sementes daqui são as mais valorizadas do Brasil.

Sabendo disso as lideranças da região em conjunto com a ABRASGRÃOS desenvolveram ações visando atrair grandes empresas mundiais para sediarem parte da sua produção neste ambiente. Em todo Distrito Federal e Entorno, inclusive no noroeste mineiro existem empresas do ramo, com especial destaque para a cidade de Formosa, fazendo dela um autêntico Polo Sementeiro principalmente nas culturas de milho, soja e feijão.


Fonte: Telmo Heinen .