Sementes Fiscalizadas

WhatsApp (+55):
55 98111 2902

sementes@sementesfiscalizadas.com.br - Skype

CANOLA: BRASIL VAI AMPLIAR PRODUÇÃO EM 40% NA PRÓXIMA SAFRA.

Publicada em 11/01/2010 às 11:33:35

CANOLA: BRASIL VAI AMPLIAR PRODUÇÃO EM 40% NA PRÓXIMA SAFRA.Canola: Brasil vai ampliar produção em 40% na próxima safra.



A canola, terceira oleaginosa mais produzida no mundo, vem ganhando espaço no mercado brasileiro. Segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a estimativa de produção na safra 2009/2010 é de 42 mil toneladas, 40% a mais que no ciclo anterior. Em 2008, a produção ficou em 30 mil toneladas e, em 2007, alcançou de 20 mil toneladas. Commodity oleaginosa mundial, a canola responde por 16% da produção de óleos vegetais, atrás da soja (33%) e do dendê (34%).

“O aumento da produção de canola é reflexo da consolidação da indústria do biodiesel no Brasil”, afirmou o coordenador de Agroenergia do Ministério da Agricultura, Denílson Ferreira. Para ele, a indústria brasileira de biocombustíveis pode contribuir para a ampliação da oferta diversificada de óleos, como soja, girassol, palma, dendê e a canola.

Área - O cultivo da canola ocupa área de 30 mil hectares nos três estados maiores produtores do grão no País: Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso do Sul. Isso resultará em 1,3 mil kg por hectare e, considerando que o grão possui cerca de 40% de óleo, serão produzidos 500 litros por hectare. “É um volume significativo, visto que pode ser alternado com culturas, como soja, milho e trigo”, ressaltou Ferreira.

Saúde - Pesquisas da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) apontam que o óleo de canola pode ajudar a prevenir doenças do coração. Rico em Ômega 3, um ácido graxo que ajuda a reduzir o “mau colesterol” e aumentar o “bom colesterol”, o óleo de canola também auxilia a controlar a pressão arterial, segundo os pesquisadores da UERJ.

Mundo - Na Europa, a canola é uma das mais importantes matérias-primas para o biodiesel, inclusive pelo aproveitamento de grãos descartados pela comercialização. Já o farelo da oleaginosa concentra 34 a 38 % de proteínas, por isso é utilizado na formulação de rações animais. (Sophia Gebrim)


Fonte: MAPA.