Sementes Fiscalizadas

WhatsApp (+55):
55 98111 2902

sementes@sementesfiscalizadas.com.br - Skype

APROSOJA MATO GROSSO INTERPELA MONSANTO SOBRE COBRANÇA DE ROYALTIES.

Publicada em 03/02/2010 às 10:53:24

APROSOJA MATO GROSSO INTERPELA MONSANTO SOBRE COBRANÇA DE ROYALTIES.Aprosoja Mato Grosso interpela Monsanto sobre cobrança de royalties



A Associação dos Produtores de Soja do Mato Grosso ingressou na terça-feira (02), Justiça em Cuiabá, com notificação questionando o sistema de cobrança dos royalties sobre a comercialização da soja Roundup Ready, da Monsanto.

O presidente da Aprosoja, Glauber Silveira, explicou que os produtores querem também informações sobre quando expira o registro da patente da soja transgênica da Monsanto, resistente ao herbicida glifosato. A informação é da Agência Estado.

Glauber afirmou que os produtores não estão questionando o pagamento de R$ 0,44 por semente de soja transgênica e sim a cobrança sobre o total da produção no caso de a produtividade da lavoura ultrapassar 74 sacas por hectare ou produzir sua própria semente.

A Aprosoja questiona ainda a multa de 2% sobre sua produção de soja convencional caso o produtor não consiga evitar a mistura dos grãos transgênicos e não transgênicos dentro do armazém. Para evitar problemas com o pagamento dos royalties, o produtor é obrigado a pedir uma vistoria nos armazéns, para constatar que a soja é convencional.


Fonte: (SóNotícias)