Sementes Fiscalizadas

WhatsApp (+55):
55 98111 2902

sementes@sementesfiscalizadas.com.br - Skype

PESQUISA E DESENVOLVIMENTO: MAIS EFICIÊNCIA NA AGRICULTURA.

Publicada em 16/08/2008 às 19:22:47

Pesquisa e desenvolvimento: mais eficiência na agricultura
A Embrapa posicionou o Brasil na liderança mundial em agricultura tropical, por meio da engenharia genética e variedade de grãos, o que aumentou a produtividade no país.

Da redação São Paulo – A pesquisa e o desenvolvimento têm contribuído para o aumento da produtividade e eficiência da agricultura brasileira. Com 35 anos de trabalho, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) posicionou o Brasil na liderança mundial em agricultura tropical, por meio de engenharia genética, variedade de grãos e similares. As informações são do Ministério da Agricultura.

Nos últimos 17 anos a safra brasileira de grãos teve um aumento de 146%, isso com o crescimento de apenas 24% na área plantada. Os estudos desenvolvidos pela Embrapa permitiram, por exemplo, que o país se tornasse o segundo maior exportador de soja utilizando sementes adaptadas às condições brasileiras. Um dos motivos para essa eficiência é o grau de conhecimento dos dois mil pesquisadores da empresa, 74% deles têm doutorado.

A pesquisa também elevou o Brasil à condição de referência mundial em biotecnologia e melhoramento genético de grãos. Com o desenvolvimento de técnicas de irrigação, correção e adubação do solo de forma sustentável, as produções de soja, milho, arroz e de café dos cerrados, por exemplo, representam, respectivamente, 59%, 26%, 18% e 48% da produção nacional, sendo que nos anos 60, por exemplo, as atividades agrícolas no cerrado limitavam-se à criação de gado de corte, pela baixa fertilidade para produção agrícola.

As novas tecnologias também contribuíram para o aumento da produção animal. Nas últimas três décadas, a oferta de carne bovina e suína brasileira foi multiplicada por quatro e a de frango por 18 vezes. Já a produção de leite subiu de 7,9 bilhões de litros, em 1975, para 25,4 bilhões.

No caso da produção de frutas no Vale do São Francisco, por exemplo, estudos e pesquisas na região tornaram-na o maior pólo de fruticultura do país. Os cultivos de manga e uva ocupam área de 33 mil hectares entre Petrolina, em Pernambuco, e Juazeiro, na Bahia.

Para que a pesquisa agropecuária no Brasil atinja resultados ainda mais expressivos, o governo federal lançou, em maio, o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Embrapa, que vai investir R$ 914 milhões até 2010. A Embrapa, que está presente em quase todos os estados do país, tem 38 unidades de pesquisa e 13 administrativas, que atuam para o ordenamento, monitoramento, gestão e produção agropecuária e florestal sustentável. São mais de oito mil funcionários, sendo 2.113 pesquisadores.


Fonte: ANBA