Sementes Fiscalizadas

WhatsApp (+55):
55 98111 2902

sementes@sementesfiscalizadas.com.br - Skype

AGROMETEREOLOGIA RS CONFIRMA BOAS EXPECTATIVAS PARA CULTIVOS DE INVERNO.

Publicada em 07/06/2010 às 10:17:10

AGROMETEREOLOGIA RS CONFIRMA BOAS EXPECTATIVAS PARA CULTIVOS DE INVERNO.Agrometeorologia RS confirma boas expectativas para cultivos de inverno.


O Conselho Permanente de Agrometeorologia Aplicada do Rio Grande do Sul (Copaaergs) divulga o boletim agrometeorológico com o balanço de colheita para as culturas de primavera/verão - milho, feijão, soja e arroz - safra 2009/2010. No relatório também há dados sobre previsões e expectativas para o plantio de trigo, cevada, centeio e canola - culturas de inverno da safra 2010/2011.

Segundo os estudos realizados, devido à abundância de chuva durante a primavera de 2009 e o verão de 2010, o estado tem uma das maiores safras dos últimos anos para as culturas de milho, feijão e soja, mais de 24 milhões de toneladas de grãos até o momento. Embora para o arroz não seja esperada uma boa colheita, pois, ao contrário das demais culturas de primavera/verão, as chuvas em excesso prejudicaram o desempenho do grão.

O clima seco previsto para o inverno de 2010 traz uma boa expectativa de safra para as culturas que iniciam o plantio nos próximos meses. O registro das precipitações abaixo da média normal não é motivo de preocupação para os produtores. Segundo o engenheiro agrônomo da Secretaria da Agricultura, membro do Conselho, José Inácio Pereira da Silva, "neste período do ano a necessidade de chuvas para os cultivos de inverno é menor, o que favorece o excelente desenvolvimento do trigo, da cevada, do centeio e da canola".


Fonte: Governo do RS.