Sementes Fiscalizadas

WhatsApp (+55):
55 98111 2902

sementes@sementesfiscalizadas.com.br - Skype

COMO DRIBLAR O LA NIÑA: LIÇÕES PARA ENCARAR A SECA.

Publicada em 04/08/2010 às 16:56:32

COMO DRIBLAR O LA NIÑA: LIÇÕES PARA ENCARAR A SECA.Como driblar o La Niña: lições para encarar a seca.


Semeadura espaçada, qualidade das sementes, plantio direto, insumos adequados e manejo correto do solo são medidas que podem auxiliar na produtividade da soja, mesmo no fenômeno La Niña, previsto para 2011.

Ontem, a influência do clima no cultivo da soja foi debatida na 38ª Reunião de Pesquisa da Soja da Região Sul, em Cruz Alta, promovida pela Fundação Centro de Experimentação e Pesquisa (Fundacep).

Genei Damago, pesquisador da Embrapa Trigo – Sistemas de Produção, ressalta que, em anos de La Ninã, a tendência é de queda na produção. No entanto, é possível ter uma boa produtividade com alguns cuidados.

Cada estágio da soja depende de certa quantidade de chuva. Mas se houver precipitações no período certo para o desenvolvimento da planta, a safra não estará comprometida.

Gilson Bull Cecheli, 28 anos, sabe da importância do escalonamento. Nos 150 hectares em Cruz Alta, Cecheli vai plantar de forma espaçada.

A Embrapa pesquisa estratégias de engenharia genética para ativar os mecanismos naturais da soja, para tentar aumentar as defesas na falta de água.

– É uma planta mais tolerante, mas se o solo não estiver bem preparado, fértil, não adianta – explica Alexandre Lima Nepomuceno, da Embrapa Soja.


Fonte: Zero Hora.