Sementes Fiscalizadas

WhatsApp (+55):
55 98111 2902

sementes@sementesfiscalizadas.com.br - Skype

ELEIÇÕES: VEJA AS PROPOSTAS DOS PRESIDENCIÁVEIS. DILMA ROUSSEFF.

Publicada em 16/08/2010 às 16:20:05

ELEIÇÕES: VEJA AS PROPOSTAS DOS PRESIDENCIÁVEIS. DILMA ROUSSEFF.ELEIÇÕES: Veja as propostas dos Presidenciáveis para o Agronegócio Brasileiro - Dilma Rousseff

A Abag - Associação Brasileira do Agronegócio (Abag) e mais de 50 entidades ligadas ao segmento elaboraram um documento, com propostas e metas macro-estratégicas para o crescimento seguro e sustentável do agronegócio brasileiro. A meta é dobrar as exportações do agronegócio brasileiro, alcançando, em 2020, US$ 130 bilhões. No campo social, busca-se a inclusão de 800 mil pequenos produtores rurais ao mercado e a capacitação dos filhos de agricultores. Em termos de produção, pretende-se incorporar 15 milhões de hectares de áreas degradadas ao processo produtivo. São metas possíveis, mas que dependem do esforço do Governo para a solução dos entraves na infraestrutura e logística, desoneração tributária, garantia de renda ao produtor, entre outras medidas.

O documento foi entregue aos três principais candidatos à presidência - Dilma Rousseff, José Serra e Marina Silva, que participaram virtualmente (gravaram depoimentos em video), nesta segunda-feira, 9 de agosto, em São Paulo, do 9º Congresso Brasileiro do Agronegócio (CBA), respondendo a questões referentes aos seis pilares para o crescimento seguro e sustentável do agronegócio brasileiro. O evento foi promovido pela Abag - Associação Brasileira do Agronegócio.

Garantia de renda para o agricultor

"O agronegócio engloba três agendas estratégicas para o Brasil e para o mundo: segurança energética, segurança alimentar e segurança no meio-ambiente", disse Dilma Rousseff.

Infraestrutura e logística

Dilma concordou que a infraestrutura é um dos principais gargalos do agronegócio brasileiro e por isso foi estabelecido o PAC I e PAC II. Segundo a candidata, entre 2007 e abril de 210 foram investidos R$ 460 bilhões em ferrovias, aeroportos, portos, hidrovias, rodovias, estaleiros e embarcações.

Comércio Exterior

Dilma afirmou que o Brasil possui um grande potencial de produção, boas tecnologias disponíveis e diversificação de produtos para exportação. "Estamos finalizando a criação de uma agência especializada em Comércio Exterior", explicou.

Pesquisa, desenvolvimento e inovação

Dilma destacou a importância da Embrapa para o posicionamento do País como importante player no desenvolvimento tecnológico na área agrícola. "Pretendemos manter o apoio a Embrapa e, também, aos centros de pesquisa estaduais, universidades e iniciativa privada", disse.

Defesa agropecuária

Dilma disse que irá trabalhar para a modernização de redes públicas de laboratórios. "Precisamos gerar tecnologias e novas metodologias de controle de medidas sanitárias e fitossanitárias", afirmou.

Institucionalidade do poder público

De acordo com Dilma, integrar os ministérios não é a solução porque o agronegócio possui ações específicas e transversais. "O desafio é integrar as diferentes atividades cotidianas mesmo que não estejam em uma mesma pasta", afirmou


Fonte: NOT. AGRIC.