Sementes Fiscalizadas

WhatsApp (+55):
55 98111 2902

sementes@sementesfiscalizadas.com.br - Skype

CAMPOS DO RIO GRANDE DO SUL ESTÃO COBERTOS DE TRIGO.

Publicada em 23/08/2010 às 14:52:38

CAMPOS DO RIO GRANDE DO SUL ESTÃO COBERTOS DE TRIGO.Campos do Rio Grande do Sul estão cobertos de trigo.


O trigo é uma das principais culturas de inverno no Rio Grande do Sul. Os campos estão cobertos com a lavoura. Em algumas propriedades, uma alternativa de manejo garante, além da colheita do grão, a alimentação do gado.

A pastagem parece comum, mas nao é. Na propriedade em Fortaleza dos Valos o gado se alimenta da planta do trigo. O cereal semeado em abril é utilizado com duplo propósito. As folhas servem de alimento para o gado durante um período e depois a mesma planta deve produzir grãos a serem vendidos.

As 50 cabeças de gado pastoreiam na área de 20 hectares de trigo desde o inicio de maio. Agora, os animais vão ser transferidos para uma pastagem de aveia para que o trigo possa se desenvolver.

Este é o segundo ano que o produtor rural Jorge Stefanello realiza o processo. Ele disse que para que haja um bom desenvolvimento da lavoura a semente deve ser especial e a adubação precisa ser reforçada.

“Depois de tirar o gado aplica fungicida e um pouco de veneno na planta para controlar alguma coisa que exista. Depois, faz a mesma coisa com o outro trigo”, explicou seu Jorge.

Outro cuidado deve ser para que o solo não fique muito compactado. “Temos que adequar lotação de animais e a questão de crescimento da pastagem”, explicou o agrônomo, Cláudio Guerra.

Feito isso e com a colaboração do clima, tudo indica uma boa produtividade.

No ano passado, o seu Jorge conseguiu uma produtividade de 48 sacas de trigo por hectare. Foi maior do que a média do Rio Grande do Sul, que é de 35 sacas.


Fonte: GLOBO RURAL.