Sementes Fiscalizadas

WhatsApp (+55):
55 98111 2902

sementes@sementesfiscalizadas.com.br - Skype

TRIGO:PREÇOS DE BALCÃO GAÚCHO SOBEM 1% ESTA SEMANA COM ALTA ALINHADA AO MERCADO DE LOTES.

Publicada em 27/01/2011 às 21:21:22

TRIGO:PREÇOS DE BALCÃO GAÚCHO SOBEM 1% ESTA SEMANA COM ALTA ALINHADA AO MERCADO DE LOTES.Trigo: Preços no balcão gaúcho sobem 1% esta semana com alta alinhada ao mercado de lotes.


Além da reação dos preços verificada no mercado de lotes, o mercado de balcão também entrou em um ciclo virtuoso de elevações que já se prolonga a oito semanas e que tem se intensificado em termos de difusão pelas diversas regiões produtoras e também no que se refere ao percentual semanal de ganhos. De acordo com os levantamentos semanais realizados pela Emater/RS, desde a dia 6 de dezembro que não é registrada uma variação semanal negativa no preço médio estadual que saiu de R$ 22,18/sc no começo de dezembro para os atuais R$ 24,27/sc, ou seja, um aumento de 9,4% no período frente aos 7,1% de alta no mercado de lotes.

No balcão gaúcho, a valorização desta semana foi de 1%, com decréscimo na intensidade de ganhos em comparação com a semana anterior, quando a alta foi de 1,9%. No mercado de lotes o incremento nos preços foi muito semelhante esta semana, de 1,1%, também com um desempenho mais fraco em relação à semana anterior, quando houve um salto de 3,5% nos valores recebidos nas cooperativas. Este cenário favorável nada mais é do que uma reação às fortes valorizações do trigo no mercado internacional em dezembro e neste mês de janeiro, que estão se materializando aqui no Brasil devido à intensidade das exportações de trigo com e sem subsídio do governo federal que já se estima que possa superar o volume de embarques do ano passado em 25%. Com os preços de exportação conectados aos preços Argentinos, obviamente que com leve deságio, os exportadores acabam pagando mais pelo produto no interior justamente pela margem maior no preço FOB Porto de Rio Grande, sendo que a competição por produto entre estas traders e os moinhos também contribui para a elevação natural dos preços.

A subida dos preços no Rio Grande do Sul foi tardia, visto o potencial oferecido pelos valores praticados em diversos países do mundo, mas finalmente veio quase um mês após o encerramento da colheita no estado, o que pode-se dizer que é um bom desempenho, visto que a oferta de produto ainda está em seu auge e que os moinhos estavam ainda retraídos em suas compras. Em comparação com o ano passado também há muito que comemorar, com os preços 10% superiores aos praticados neste mesmo período de 2010 e, além disso, o valor atual já supera a média histórica dos últimos cinco anos para janeiro e está muito próximo de bater a média geral também para os últimos anos.


Fonte: AF News