Sementes Fiscalizadas

WhatsApp (+55):
55 98111 2902

sementes@sementesfiscalizadas.com.br - Skype

TRIGO: PROVÁVEL RECUPERAÇÃO DA PRODUÇÃO E EXPORTAÇÕES DOS PAÍSES DO MAR NEGRO.

Publicada em 24/03/2011 às 11:57:15

TRIGO: PROVÁVEL RECUPERAÇÃO DA PRODUÇÃO E EXPORTAÇÕES DOS PAÍSES DO MAR NEGRO.Trigo: Provável recuperação da produção e exportações dos países do Mar Negro.


As Nações Unidas divulgaram nesta quinta-feira a sua estimativa sobre a próxima safra mundial de trigo, sugerindo uma surpreendente recuperação na produção dos países do Mar Negro, que seria suficiente para recolocar as suas exportações novamente na agenda.

A produção mundial de trigo em 2011 deverá aumentar em 3,4% para 676 milhões de toneladas, graças a uma “visão positiva” apresentada por um plantio maior e por um clima mais favorável, segundo a FAO-Organização para a Alimentação e Agricultura das Nações Unidas.

“Os plantios devem crescer ou se espera que cresçam em muitos países em resposta aos preços altos e uma recuperação das produtividades são esperadas em áreas que foram danificadas por secas ou inundações em 2010”, disse o relatório da FAO.

A estimativa maior do que 670 milhões de toneladas parece ser consenso para 2011/12, entre os quais estão o Ministro da Agricultura do Canadá e as empresas Maquarie Securities e Société Générale.

Esperança para os países do Mar Negro

A FAO salientou as perspectivas de retomada da produção nos países do Mar Negro, com a colheita da Rússia se recuperando de quase um terço das áreas atingidas pela seca do ano passado, que devastaram aproximadamente 55 milhões de toneladas das suas culturas e 56% das culturas do Casaquistão, em torno de 15,6 milhões de toneladas. Nestas regiões, as boas chuvas de novembro favoreceram a germinação e o desenvolvimento precoce, sendo que a maioria das plantas ficou em condições satisfatórias.

Além disso, uma eventual queda na área plantada do trigo de inverno deverá ser mais do que compensada pelo aumento dos plantios de primavera, segundo a FAO.

Se o tempo continuar bom, espera-se que uma produtividade média possa ser obtida na região, de tal maneira a manter as receitas de exportação e a demanda doméstica. Os embarques para o exterior na temporada 2010/11 foram severamente limitados na Rússia por causa das más colheitas, provocando a maior corrida para os demais fornecedores mundiais da última década.


Fonte: Trigo & Farinhas.