Sementes Fiscalizadas

WhatsApp (+55):
55 98111 2902

sementes@sementesfiscalizadas.com.br - Skype

Mercado de Soja: Quem são os fundos de investimentos e suas influências na formação do preço.

Publicada em 15/10/2011 às 10:20:05

Mercado de Soja: Quem são os fundos de investimentos e suas influências na formação do preço.Mercado de Soja: Quem são os fundos de investimentos e suas influências na formação do preço.

Os fundos de investimentos, que atuam em todos os mercados mundiais de ações, commodities
e derivativos, são responsáveis por 86% das operações diárias da Bolsa de Mercadorias de
Chicago (CBOT). Os fundos normalmente constroem posições de futuros em dimensões
estupendas e, frequentemente, carregam posições compradas (long) ou vendidas (short) na ordem
de 20 milhões de toneladas em ativos de contratos futuros do complexo-soja, com investimentos
de margem inicial na ordem de 200 milhões de dólares e pelo menos cinco vezes este valor em margens de manutenção de posições com ajustes diários.

Estima-se que os fundos investem cerca de 38 bilhões de dólares em contratos futuros em todas as commodities, sendo esta uma pequena parcela de seu potencial de investimentos em ativos de papel e outros mercados.

Os ativos agrícolas representados nas Bolsas de Mercadorias despertam grande interesse por serem grãos básicos da alimentação humana, que oferecem o piso básico de preço como equivalência comparativa com outros ativos. Esta característica dos ativos agrícolas, além de ter um preço principal, que seria o custo de produção, são os mais sólidos em liquidez, até mais que os metais nobres, conforme conceitualmente aceito através da afirmação de que somente duas moedas concorreram ao longo da história do mundo: o ouro e o trigo, usando o trigo em ambos os sentidos, literal e figurativamente, para representar os alimentos básicos principais.
O trigo é até mesmo mais sólido do que o ouro, pois sempre se pode comprar ouro com o trigo, mas nem sempre se pode comprar trigo com o ouro, já que pode não haver disponibilidade daquele grão no mercado.

Através da história moderna, a capitalização dos mercados agrícolas foi infinitamente menor que a capitalização dos mercados de ações e valores. Precisaria somente uma pequena fração do capital migrando para as commodities agrícolas para promover um impacto significante nos preços de tais produtos.

A partir dos acontecimentos terroristas de 11 de setembro de 2001, nos Estados Unidos, com a combinação da fraqueza das bolsas de ações e o despertar da segurança pessoal, pode ter havido uma convergência volumosa de capital para investimentos de maior segurança. É provável que o complexo de mercadorias físicas tenha se beneficiado desses investimentos, especialmente os alimentos agrícolas básicos.

A liquidez que os fundos oferecem para os mercados agrícolas é decisiva para estabelecer tal liquidez e carregar estoques de oferta plena das colheitas, através do parcelamento do consumo num determinado período ou ano comercial. São eles que compõem o cenário diário das operações de commodities nas bolsas de mercadorias, na frequência de 80% das operações realizadas, as quais representam as mercadorias físicas. Não seria incorreto afirmar que os fundos carregam estoques de reposição imediata, pois a força de seu capital exerce total contribuição na volatilidade dos preços nos mercados agrícolas.

Para um analista, é importante considerar a influência decisiva dos fundos na participação do mercado agrícola e como suas atividades derivam na formação dos preços. Também se deve considerar que os fundos são investidores extremamente competentes na participação de um determinado mercado. A história tem provado que os fundos de investimentos detêm estudos históricos de alternância de mercados e a consequente derivação do fluxo de capital no mundo.

A percepção mais importante é que atuam no equilíbrio conceitual dos mercados, carregando o conteúdo histórico de análises. Com muita atenção, suas frequências de performances podem ser detectadas em muitas ocasiões.

Invariavelmente, oferecem forte atuação no final de cada mês do calendário e também durante o final de cada trimestre, quando publicam seus balancetes de resultados para investidores.


Fonte: Livro ´Como Lucrar Negociando Soja`, de Liones Severo