Sementes Fiscalizadas

WhatsApp (+55):
55 98111 2902

sementes@sementesfiscalizadas.com.br - Skype

FIM DO LA NINÃ PROMETE INVERNO FRIO E SECO EM QUASE TODO BRASIL.

Publicada em 29/08/2008 às 09:38:59

Fim do La Niña promete inverno frio e seco em quase todo o país



Temperaturas mais baixas poderão interferir na produtividade do milho safrinha
19/6/2008 15:02:54



Com o início do inverno, a previsão é de mais frio e pouca chuva em quase todo o Brasil. Segundo o pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) Williams Marques Ferreira, o enfraquecimento do La Niña - que deve durar no máximo até agosto - deverá provocar também quedas na temperatura de até 1ºC na maior parte do país, com exceção da região Central da Bahia e Rio Grande do Sul, estados que devem permanecer com temperaturas na média do período. "Já os estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe poderão apresentar temperaturas médias de até 2ºC abaixo das registradas durante a estação", prevê.

Segundo o pesquisador, deve chover menos que a média de anos anteriores na porção Leste do estado de São Paulo e no Sul de Minas Gerais e o produtor deverá se preparar para utilizar a irrigação nas culturas posteriores à safrinha do milho, caso o prognóstico se confirme. Os estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco devem registrar chuvas dentro da média ou pouco acima desta. Para a agricultura, continua Williams, principalmente para os estados do Sul do país, a sugestão é que o plantio do girassol e da canola entrem no sistema de rotação com o milho. A colheita da segunda safra do milho, segundo dados da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), deverá ser concluída até o início de julho e poderá sofrer interferências negativas na produtividade em decorrência do frio em algumas regiões brasileiras.

"O girassol, por ser uma planta resistente a temperaturas mais baixas, pode ser plantado com o mesmo maquinário utilizado no plantio do milho. Além de servir como silagem para o gado no inverno, devido ao seu maior teor de proteína em relação ao milho, a cultura pode também ser utilizada para produção de biodiesel e ser consumido na própria propriedade", explica o pesquisador. Outra cultura que entra como boa opção para o inverno na região Sul é o trigo. "Está mais valorizado, principalmente, devido à falta do produto no mercado", conclui. Ele ainda alerta os produtores para os cuidados necessários que devem ser tomados com a adubação e com o controle das pragas iniciais, "que muitas vezes já se encontram no solo, antes mesmo do plantio".

Outra dica do pesquisador para o inverno é a adoção de práticas orgânicas na agricultura. "Plantas de cobertura são uma boa opção, pois o cultivo de algumas leguminosas, por exemplo, além de protegerem o solo da exposição à insolação, servem para fornecer alimento para bovinos. Mais informações: Área de Comunicação Empresarial (ACE) da Embrapa Milho e Sorgo, Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento: (31) 3779-1123 ou gfviana@cnpms.embrapa.br .


Fonte: EMBRAPA