Sementes Fiscalizadas

WhatsApp (+55):
55 98111 2902

sementes@sementesfiscalizadas.com.br - Skype

EMBRAPA E PROGRAMA INTERNACIONLA BUSCAM CULTIVARES TOLERANTES Á SECA.

Publicada em 29/08/2008 às 09:51:46

Embrapa e programa internacional buscam cultivares tolerantes à seca



Diretor-executivo da Embrapa José Geraldo Eugênio de França participa do evento
18/6/2008 10:44:28



A seleção de cereais, como o milho, o sorgo, o arroz e o trigo, e legumes (feijão comum e o caupi) mais resistentes à seca e a avaliação de projetos desenvolvidos pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) em parceria com o Generation Challenge Programme, programa internacional que congrega uma rede de parceiros com o objetivo de otimizar a produtividade das culturas em ambientes propensos a estresses hídricos, são os objetivos do workshop que está sendo realizado esta semana na Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG).

Envolvendo representantes do programa internacional, pesquisadores de diversas Unidades da Embrapa e o diretor-executivo da Embrapa José Geraldo Eugênio de França, o evento marca a apresentação de resultados de pesquisa que possam contribuir para a melhoria da agricultura nas regiões mais pobres do planeta, como a África, e a seleção de cultivares mais resistentes à seca. "Temos a expectativa que a participação da Embrapa no programa qualifique a instituição a ter projetos mais dirigidos a estresses hídricos e a temperaturas elevadas em face do cenário de aquecimento global", descreve o diretor-executivo da Empresa.

Segundo ele, a Embrapa é uma das instituições líderes componentes da rede do Generation Challenge Programme. A identificação de genes que conferem tolerância à seca em cultivares de milho e sorgo, linhas de pesquisa da Unidade da Embrapa que sedia o workshop, é um dos principais desafios no desenvolvimento de materiais genéticos. De acordo com o pesquisador Reinaldo Lúcio Gomide e líder do projeto "Fenotipagem para Tolerância à Seca de Cereais e Legumes", a seleção de germoplasmas adaptados às condições de estresse hídrico é um dos primeiros passos para o desenvolvimento de cultivares promissoras.

"Os ambientes para a condução desses estudos foram selecionados em regiões com distintas condições edafoclimáticas e com uma estação seca bem definida. O projeto buscou estabelecer uma rede científica de pesquisa e serviço, com um modelo de pesquisa de fenotipagem visando à investigação de genótipos de cereais e legumes tolerantes a seca", explica Gomide. Outra vertente do Generation Challenge Programme é a identificação de cultivares tolerantes ao alumínio, uma das principais características dos solos ácidos, grande entrave para a expansão da agricultura tanto no Brasil como em países beneficiados pelo projeto.

RESULTADOS - A Embrapa Milho e Sorgo começou a identificar cultivares promissores à tolerância ao alumínio e à escassez de água há mais de 30 anos. No caso do sorgo, em 2007 foi identificado e clonado um gene - denominado AltSB - que confere tolerância ao cereal à presença do alumínio em concentrações tóxicas no solo. Pesquisadores descobriram que o gene AltSB tem sua maior expressividade no ápice das raízes do sorgo, onde há maior concentração de ácidos orgânicos, e atua formando uma espécie de barreira que impede que o alumínio nocivo penetre na planta. Daí a tolerância.

Os benefícios da identificação e clonagem do gene serão uma maior absorção dos nutrientes pelas raízes, como o fósforo, e um maior aprofundamento do sistema radicular da planta, já que o alumínio inibe este crescimento. "Regiões de seca, consequentemente, serão beneficiadas. A clonagem do gene permitirá maior produção, produtividade e uma maior segurança alimentar nessas regiões", diz o pesquisador Jurandir Vieira Magalhães, um dos coordenadores da pesquisa. A equipe vem atuando no processo de multiplicação do gene AltSB e na busca de definição de métodos de utilização, seja por transgenia ou por técnicas genômicas.

Conheça mais sobre o Generation Challenge Programme clicando aqui: http://www.generationcp.org/index.php . Mais informações: Área de Comunicação Empresarial (ACE) da Embrapa Milho e Sorgo, Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento: (31) 3779-1123 ou gfviana@cnpms.embrapa.br .