Sementes Fiscalizadas

WhatsApp (+55):
55 98111 2902

sementes@sementesfiscalizadas.com.br - Skype

A falta de rotação de culturas leva, inevitavelmente, ao aumento de pragas, doenças e nematóides fitoparasitos.

Publicada em 14/02/2012 às 11:43:18

A falta de rotação de culturas leva, inevitavelmente, ao aumento de pragas, doenças e nematóides fitoparasitos.A falta de rotação de culturas leva, inevitavelmente, ao aumento de pragas, doenças e nematóides fitoparasitos e, com isso, a redução de produtividade e o aumento do custo de produção, pela necessidade do uso freqüente de defensivos.



A disseminação de nematóides nas culturas produtoras de grãos tem acontecido de forma acelerada. Os estudos comprovam a necessidade de rotação de culturas com plantas não hospedeiras desses nematóides e recomendam as Crotalária-spectabilis e Crotalária-ochroleuca como melhores opções, inclusive para “rotação da rotação”, ou seja, dos adubos verdes.


Além da Crotalária-spectabilis, estudos recentes apresentam a Crotalária-ochroleuca como uma alternativa com o mesmo nível de controle, principalmente para Pratylenchus brachyurus.


A Crotalária-ochroleuca é pouco conhecida do agricultor, mas está no Brasil há mais de 20 anos. Foi introduzida da África, devido a sua rusticidade, para os solos do Cerrado brasileiro com baixa fertilidade.


A comparação entre as Crotalárias: Spectabilis e Ochroleuca:


1- Gasto de sementes (custo): Crotalária-spectabilis, 12 a 15 kg/ha e Crotalária-ochroleuca, 6 a 8 kg/ha;


2- Fator de reprodução abaixo de um para Pratylenchulus brachyurus e Meloidogyne para ambas as Crotalárias;


3- A Crotalária-ochroleuca é mais rústica que a Crotalária-spectabilis, suporta melhor as diversidades de solo e clima.


4- A produção de biomassa da Crotalária-ochroleuca é 50% maior que a Crotalária-spectabilis e, consequentemente, a fixação de nitrogênio também é 50% maior.



Para um melhor resultado na eficiência dos adubos verdes é preciso planejar a rotação com as duas espécies de Crotalária.

Deve-se realizar o plantio logo após a colheita da soja ou do milho de verão e semear os adubos verdes no limpo, após a prática da limpeza das ervas daninhas e da soja “tiguera”, que podem hospedar os nematóides e outras pragas e doenças.

A dessecação das Crotalárias é feita no inicio do florescimento.


Fonte: s. p.