Sementes Fiscalizadas

WhatsApp (+55):
55 98111 2902

sementes@sementesfiscalizadas.com.br - Skype

RUSSIA RETOMA IMPORTAÇÕES DE CARNE BOVINA DE GOIÁS.

Publicada em 29/08/2008 às 17:13:57

retoma importações de carne bovina de Goiás


Apenas o município de Cavalcante não poderá vender para o país
A partir de 1º de setembro, o Estado de Goiás voltará a exportar carne bovina para a Rússia, com exceção do município de Cavalcante. O comunicado foi feito nesta sexta, dia 29, pelo Serviço Federal de Supervisão Veterinária e Fitossanitária da Rússia à Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SDA/Mapa).

A comercialização havia sido suspensa em 27 de junho, após registro de um foco de estomatite vesicular em Cavalcante, município localizado no norte de Goiás. O acordo sanitário firmado entre Brasil e Rússia especifica que, quando houver casos da doença, o Estado brasileiro em questão fica impedido de exportar carne bovina por um período de 12 meses.

– Este é mais um exemplo de adoção do princípio de zona de contenção, conceito definido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) para casos de doenças animais onde este princípio pode ser aplicado – enfatiza o secretário de Defesa Agropecuária do Mapa, Inácio Kroetz.

Goiás foi responsável por cerca de 25% das exportações brasileiras de carne para a Rússia de janeiro a junho de 2008. No período, o Estado comercializou US$ 184,6 milhões. Já o Brasil exportou no primeiro semestre deste ano quase US$ 730 milhões.


Fonte: M. AGRICULTURA