Sementes Fiscalizadas

WhatsApp (+55):
55 98111 2902

sementes@sementesfiscalizadas.com.br - Skype

TRIGO: No Paraná, grãos convivem com excesso de umidade.

Publicada em 21/06/2012 às 11:13:35

TRIGO: No Paraná, grãos convivem com excesso de umidade.TRIGO: No Paraná, grãos convivem com excesso de umidade.


Como há muito não fazíamos, comentaremos hoje o acompanhamento das lavouras de trigo paranaenses. Estado que tem recebido altos volumes de precipitações, consideradas favoráveis até então. Porém com a intensificação do florescimento e o caráter contínuo da ocorrência das chuvas, há previsão de prejuízos aos produtores pelo incremento nos custos de produção e aumento dos riscos de doenças fúngicas nas espiguetas, comprometendo a qualidade do grão produzido.


Ao todo temos 75% da área plantada no Estado, sendo que 86% das lavouras implantadas encontram-se em desenvolvimento vegetativo. Em 6% da lavoura já há o desenvolvimento da fase reprodutiva, chave para a manutenção das produtividades e de definição da qualidade dos grãos.


Comentários de técnicos da secretaria de agricultura do Paraná dão conta de que praças no Norte do Estado apresentaram chuvas intermitentes desde o início da semana, aumentando as preocupações quanto às doenças pela não viabilidade da realização do controle por meio de fungicidas, tanto pelo ponto de vista fitotécnico já que pulverizar produto sob forte precipitação não permite a deposição do composto ativo (fungicida) sobre a superfície da planta, minimizando a eficiência de controle. Quanto sob o ponto de vista edáfico, pela inviabilidade do trânsito de maquinário nas lavouras.


Praças de plantio de trigo mais tardio como Ponta Grossa, Guarapuava, Pato Branco e União da Vitória encontram-se sem condições de realizar os trabalhos de semeadura pelo excesso de umidade e consequentemente também da ausência de aeração nos solos.


Cabe salientar no entanto que para as lavouras implantadas e em fase de desenvolvimento vegetativo, as condições de umidade são ótimas o que favorece o desenvolvimento das plantas a campo e pode inferir incremento das produtividades nas próximas estimativas.


Fonte: AF News.