Sementes Fiscalizadas

WhatsApp (+55):
55 98111 2902

sementes@sementesfiscalizadas.com.br - Skype

Clima: El Niño pode ter fraca intensidade e curta duração.

Publicada em 20/08/2012 às 17:12:41

Clima: El Niño pode ter fraca intensidade e curta duração.Clima: El Niño pode ter fraca intensidade e curta duração.


Chuvas se atrasarão para chegar ao centro oeste. Tendência é de maiores precipitações na região sul e menos chuvas na região norte e nordeste.
Segundo informações divulgadas pela Somar Meteorologia prevê um El Niño de fraca intensidade e de curta duração. Para o diretor do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Antônio Divino Moura, o fenômeno perderá força a partir de janeiro de 2013.

Porém, não está descartada a hipótese de ter um ano neutro, só que a probabilidade é menor. “Em fevereiro 2013, a probabilidade de ter um El Niño aumenta cerca de 80% e 20% de ser um ano neutro. Mas, não há a possibilidade de termos um El Niña”, explicou o diretor.

O fenômeno pode trazer mais chuvas para a região Sul, e menos chuvas na região Norte e Nordeste. Já a região, Centro-Oeste as chuvas podem se retardar, mas é uma área de transição. “Não podemos esquecer que a meteorologia é uma ciência nova e probabilística”, afirmou Moura.

Ainda de acordo com o diretor, em anos de El Niño, na região Sul a probabilidade de ser um ano muito produtivo é de 75%, conforme dados da Conab em relação à produção de soja. “Na região Sudeste a perspectiva é de 60% e no Centro-Oeste é de 50%”, finalizou.


Fonte: n.a.