Sementes Fiscalizadas

WhatsApp (+55):
55 98111 2902

sementes@sementesfiscalizadas.com.br - Skype

Milho: Altos preços aumentam a crise na avicultura catarinense.

Publicada em 20/08/2012 às 17:24:49

Milho: Altos preços aumentam a crise na avicultura catarinense.Milho: Altos preços aumentam a crise na avicultura catarinense. Situação já afeta indústrias e seus integrados. Não há transferência de milho prevista para Santa Catarina até o fim do mês. Na suinocultura, redução drástica de planteis caracteriza cenário crítico.

A disparada nos preços do milho, impulsionada pelas perdas na safra norte-americana,vem dando força ao cenário de crise na avicultura de Santa Catarina, no Rio Grande do Sul.A situação, que antes refletia apenas nos produtores independentes, está agora afetando a indústria e seus integrados.


"A avicultura catarinense é 100% integrada.Então aqui, agora, já temos empresas exportadoras que estão deixando morrer a produção lá no integrado, e o desespero tomou conta", diz Enori Barbieri, presidente do sindicato rural de Xanxerê, em Santa Catarina. Ele conta que está é a crise mais dramática a qual já assistiu,e critica a inoperância do Governo Federal, que já havia sido alertado sobre a falta de milho no mercado interno.


Barbieri explica que a elevação nos custos de produção fizeram com que as indústrias não tenham mais alternativas a não ser repassar o aumento para o consumidor."O problema dramático vem lá para frente. O produtor está preferindo plantar soja do que milho,devido aos preços do mercado internacional", diz.


O setor da suinocultura também está sofrendo as consequências dos altos preços dos grãos,e mesmo com a melhora nos preços pagos ao produtor, o custo de produção continua alto e acima do valor recebido pelo produto.


Fonte: n.a.